pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 24 mar. 20:00

MQTT: Protocolo de comunicação para pequenos dispositivos móveis

MQTT: Protocolo de comunicação para pequenos dispositivos móveis

O protocolo MQTT ( Message Queue Telemetry Transport ) está presente no dia a dia da Internet das Coisas (IoT) e o seu principal uso é ao nível da comunicação entre máquina, um processo designado por Machine-to-Machine (M2M).

Hoje vamos fazer uma breve introdução a este protocolo.

O que é o protocolo MQTT?

O MQTT é um protocolo de comunicação com baixos requisitos ao nível da largura de banda e também ao nível de hardware, sendo extremamente simples e leve. Este protocolo foi desenvolvido pela IBM e pela Eurotech e tem como finalidade comunicar dados através de redes com pouca largura de banda, com muita latência e, nesse sentido, pouco confiáveis.

Para isto o protocolo foi desenvolvido com recurso a vários conceitos que garantem uma elevada taxa de entrega de mensagens.

O protocolo MQTT é baseado no TCP/IP e faz uso do porto lógico 1883, que está reservada pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA).O MQTT sobre SSL faz uso do porto lógico 8883.

O MQTT tem vindo a ser amplamente usado na indústria desde 1999. Podem ver aqui alguns exemplos da utilização deste protocolo.

O que é o broker?

O MQTT utiliza o paradigma publish/subscribe (pub/sub) para a troca de mensagens. O paradigma pub/sub implementa um middleware denominado de broker. O broker é responsável por receber, e disparar as mensagens recebidas dos publishers para os subscribers.

O que é um publisher e um subscriber?

O publisher é responsável por se ligar ao broker e publicar as mensagens. Já o subscriber é responsável por se ligar ao broker e receber as mensagens que ele tiver interesse.

O paradigma pub/sub utiliza o conceito de tópicos para processar as mensagens, em que cada mensagem é enviada para um determinado tópico. Diferente de outros protocolos de mensagem, o publisher não envia a mensagem diretamente ao subscriber, mas sim ao broker.

O publisher envia a mensagem para o broker em um determinado tópico. O broker é responsável por receber a mensagem do publisher e fazer uma pré-filtragem das mensagens e enviá-las para os subscribers que estivem registrados em um determinado tópico.

Veja como funciona

Existem vários brokers  MQTT disponíveis. Uns são pagos, mas também há uns gratuitos que podem ser consultados aqui. Broker gratuito para testes:

Este artigo é uma breve introdução ao protocolo MQTT. No próximo artigo iremos mostrar como usar o protocolo para enviar e receber informações através do Módulo Wireless ESP8266.

NewsItem [
pubDate=2019-03-24 21:00:29.0
, url=https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/mqtt-protocolo-de-comunicacao/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=353
, contentCount=1
, socialActionCount=6
, slug=2019_03_24_164852862_mqtt-protocolo-de-comunicacao-para-pequenos-dispositivos-moveis
, topics=[protocolo, tecnologia, mqtt, networking]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]