tek.sapo.pttek.sapo.pt - 24 mar. 11:27

Projeto SETI quer criar música que represente a humanidade e enviá-la para o espaço

Projeto SETI quer criar música que represente a humanidade e enviá-la para o espaço

O projeto EARTHLING foi apresentado na conferência South By Southwest e vai recolher vozes e sons de todo o mundo para criar uma composição global. ...

Quando as sondas espaciais da Voyager foram lançadas para o espaço, em 1977, levavam consigo cópias do Golden Record, uma compilação de sons e imagens destinados a representar a humanidade e serem vistos por extraterrestres que entrassem em contacto com as sondas.

Agora os artistas no programa de residência do Instituto SETI, que tem por missão encontrar sinais de vida extraterrestre, querem renovar o conceito do Golden Record com uma nova versão, ajustada ao contexto atual.

Projeto EARTHLING foi apresentado na semana passada na conferência South By Southwest e pretende criar uma composição de música global, que represente a espécie humana. Os criadores da ideia são Felipe Perez Santiago, compositor e artista residente do SETI , Ola Kowalewski, empresário e membro da Universidade Singularity, e Rob Baker, músico e arquiteto de software, que acreditam que a música é uma ferramenta para unir a humanidade.

A iniciativa tem várias fases, sendo a primeira o lançamento de uma plataforma web para recolher amostras de vozes humanas. O EARTHLING Audio Database vai ser lançado este ano e é possivel fazer já a inscrição para contribuir com a sua voz, sendo que a ideia é que cada pessoa possa transmitir o sentido das suas culturas, pátria e raízes ancestrais.

A segunda fase é a criação do EARTHLING Symphony, uma colagem em série de sete partes que combina amostras de voz do banco de dados, sons do espaço, sintetizador eletrónico e música tocada ao vivo. O objetivo é que esta composição seja estreada no Allen Telescope Array, o observatório de rádio do Instituto SETI.

Na última fase do projeto vai ser criada uma aplicação de música que permite a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento de composição, pegar em sons e criar peças com um mixer virtual.

Os resultados das várias fases vão ser enviados para o espaço, como aconteceu com o Golden Record e pretendem ser uma representação atualizada da humanidade.  Este lançamento é encarado como simbólico e ainda não foi divulgada a forma nem a parceria para o fazer.

Este vídeo faz a apresentação do projeto.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-03-24 12:27:03.0
, url=https://tek.sapo.pt/extras/site-do-dia/artigos/cientistas-do-projeto-seti-querem-criar-musica-que-represente-a-humanidade-e-envia-la-para-o-espaco
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=356
, contentCount=1
, socialActionCount=27
, slug=2019_03_24_1022513668_projeto-seti-quer-criar-musica-que-represente-a-humanidade-e-envia-la-para-o-espaco
, topics=[tecnologia, extras, site do dia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]