eco.sapo.ptDiogo Queiroz de Andrade - 23 mar. 09:26

Manipulações democráticas digitais

Manipulações democráticas digitais

A Comissão Nacional de Eleições não tem capacidade para verificar a (des)informação que grassa nas redes sociais e não tem maneira de controlar gastos nem períodos de transmissão de informação.

E, se em Portugal um candidato não pode passar a campanha eleitoral a gastar o que lhe apetece em anúncios televisivos, porque é que há-de poder fazê-lo no Facebook?

Há várias provas de que as redes reagem apenas a um único tipo de pressão: a financeira. Quando na Alemanha se passou uma lei que previa multas até 50 milhões de euros para as redes que alojem falsa informação e discurso de ódio, o número de revisores contratados pelo Facebook aumentou exponencialmente (apesar de os alemães serem apenas 2% dos utilizadores da rede, 15% dos revisores estão lá sedeados). A Irlanda também já foi pelo mesmo caminho e Portugal também deveria ir. Mas mais importante ainda será que estas regras tenham força em toda a União Europeia, não só para banir de vez as práticas duvidosas das redes como para limitar alguns países cujos governos têm objetivamente beneficiado do discurso de ódio, como a Polónia e a Hungria.

Ler mais: O Disinformation Report é um documento para os anais do combate à democracia liberal e foi produzido por um think-tank americano chamado New Knowledge. Funciona como uma autópsia aos grandes processos de desinformação durante as últimas presidenciais americanas conduzidos pela Internet Research Agency, o braço armado digital do Kremlin. O relatório é bastante rigoroso e não deixa margem para dúvidas no alcance e dimensão das manobras de desinformação online a que estão sujeitos os processos eleitorais.

NewsItem [
pubDate=2019-03-23 10:26:19.0
, url=https://eco.sapo.pt/opiniao/manipulacoes-democraticas-digitais/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=233
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_03_23_1940965643_manipulacoes-democraticas-digitais
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]