www.publico.pthelena.pereira@publico.pt - 22 mar. 07:34

O hospital que já teve sete anúncios

O hospital que já teve sete anúncios

A história dos anúncios sobre o novo Hospital Central do Alentejo começa logo no arranque do mandato.

1. Por falar em inaugurações e anúncios, fui ver o que se passou com um dos mais recentes casos que motivaram polémica entre o Governo e os partidos tanto à esquerda como à direita: o novo Hospital Central do Alentejo. A história dos anúncios começa logo no arranque do mandato.

22 de Outubro de 2016 - O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, promete em Évora, durante um dos vários encontros do PS pelo país sobre o Orçamento do Estado, que em 2017 “o modelo de financiamento” do novo hospital “estará resolvido”.

14 de Novembro de 2017 - O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, garante no Parlamento que “está a aguardar, até final do ano, uma decisão sobre reprogramação de fundos comunitários” que permita ao Governo fazer o lançamento do concurso para a construção do novo hospital.

19 de Janeiro de 2018 - O primeiro-ministro, António Costa, anuncia a dotação de 40 milhões de euros para o arranque da construção do novo Hospital Central do Alentejo, durante uma reunião com o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo em Évora.

27 de Fevereiro de 2018 -​ O ministro da Saúde anuncia, em Évora, que o novo hospital da cidade estará pronto dentro de cinco anos. Segundo Adalberto Campos Fernandes, trata-se de um hospital central com impacto em toda a região do Alentejo.

20 de Março de 2018 - O Governo determina a constituição de um grupo de trabalho para a preparação e lançamento, num prazo de seis meses, do concurso público internacional do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora. E lança nas redes sociais um cartaz sobre investimento de “170 milhões de euros” com “data estimada de conclusão no 4.º trimestre de 2021”.

10 de Janeiro de 2019 - O Governo aprova uma resolução, em Conselho de Ministros, que “estabelece o carácter prioritário” da construção do Hospital Central do Alentejo, em Évora, definindo-o como “projecto estruturante de investimento público”. E atribui a um grupo de trabalho a tarefa de revisão e actualização dos valores estimados para o investimento no Hospital Central do Alentejo.

11 de Janeiro de 2019 - O Governo apresenta em Évora o projecto de financiamento do novo Hospital Central do Alentejo com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e os ministros da Saúde, Marta Temido, e das Infra-estruturas, Pedro Marques. Nesta altura, é anunciado que o concurso para a empreitada seria lançado até Maio deste ano, devendo o novo hospital começar a funcionar até Dezembro de 2023.

Ponto de situação: o líder do grupo de trabalho responsável pela preparação do lançamento do concurso do novo Hospital Central do Alentejo, José Robalo, admite no Parlamento, em Fevereiro, que o concurso atrasou-se devido a demora nas negociações com o consórcio responsável pelo projecto do novo hospital em Évora.

2. Por falar em passes sociais, fui ver o que perde um professor que não vê a sua carreira descongelada este ano porque o Governo não aceita repor os nove anos de serviço congelados. A passagem do 4.º para o 5.º escalão (que obedece a quotas e a que normalmente os docentes acedem ao fim de 30 anos a dar aulas) representaria um acréscimo líquido de 61 euros. Se esse professor viver em Setúbal e trabalhar em Lisboa e usar passe social, vai passar a partir de dia 1 de Abril a gastar 80 euros em vez de 158 euros. Se o seu agregado for mais do que uma pessoa, a poupança será ainda maior. Esta conta ajuda a explicar a intransigência de António Costa quando repete aos professores que “não há dinheiro”. Há os dos passes e esses chegam a mais casas.

NewsItem [
pubDate=2019-03-22 08:34:00.0
, url=https://www.publico.pt/2019/03/22/politica/opiniao/hospital-1866298
, host=www.publico.pt
, wordCount=602
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2019_03_22_1336095014_o-hospital-que-ja-teve-sete-anuncios
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao, actualidade]
, score=0.000000]