observador.ptobservador.pt - 17 mar 08:21

Arrancou, ultrapassou, ganhou: Mercedes domina arranca da F1 mas com Bottas na frente

Arrancou, ultrapassou, ganhou: Mercedes domina arranca da F1 mas com Bottas na frente

Valtteri Bottas ultrapassou Lewis Hamilton na primeira curva, passou para a frente e assim ficou até ao final do Grande Prémio da Austrália. Verstappen deixou Ferrari fora do pódio na primeira prova.

Foi apenas uma questão de segundos. Não muitos. Quando as luzes vermelhas se apagaram, e mesmo estando no lado mais sujo da pista, Valtteri Bottas saiu melhor, ganhou vantagem e conseguiu ultrapassar o companheiro  Lewis Hamilton logo na primeira curva, entre alguma confusão que se registava lá atrás entre outros pilotos. Liderou na primeira curva, liderou na última curva: o finlandês teve uma corrida irrepreensível e garantiu a vitória no Grande Prémio da Austrália, “vingando” o dececionante oitavo lugar que tinha alcançado no ano passado. Mas as alterações em relação a 2018 não ficaram por aqui.

⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
????????????????????

A stellar start for Bottas, and a bumpy ride for Ricciardo

Re-live the moment the 2019 season roared into life ????️#AusGP ???????? #F1 pic.twitter.com/JDU7umozCT

— Formula 1 (@F1) March 17, 2019

Tomemos como exemplo Daniel Ricciardo. No ano passado, quando estava na Red Bull, ficou à beira dos lugares do pódio; agora, na estreia pela Renault, o australiano acabou por assumir o destaque logo na primeira volta por ter ficado sem a frente do seu carro, o que obrigou a passar logo pelas boxes numa corrida onde não chegaria a meio da prova, ao contrário do companheiro de equipa Nico Hülkenberg que terminou em sétimo. Ainda assim, a grande diferença esteve na Ferrari.

Depois da vitória de Sebastien Vettel e do pódio de Kimi Räikkönen na abertura da última temporada, os dois carros da escuderia italiana acabaram por ficar fora do pódio depois de Max Versttapen e o seu Red Bull terem “voado” para o terceiro lugar a meio da corrida. Na frente, nada de novo: Bottas a dominar por completo o ritmo da corrida, Hamilton a revelar para a equipa através das comunicações que não sabia se conseguiria terminar a corrida por causa dos pneus mas a segurar sempre o seu Mercedes na segunda posição, aproveitando uma trajetória mal calculada que fez o jovem holandês passar pela relva e perder terreno e levando a mais uma dobradinha da Mercedes que começou da melhor forma a época.

Fair to say @redbullracing and @HondaRacingF1's first date went well ????

One race, one podium in the bag thanks to @Max33Verstappen's move ????#AusGP ???????? #F1 pic.twitter.com/2cq0TekFam

— Formula 1 (@F1) March 17, 2019

“Não sei bem o que acabou de acontecer, nem sei bem o que dizer. Foi definitivamente a minha melhor corrida de sempre. Senti-me bem e tudo esteve sob controlo, o carro estava perfeito, foi verdadeiramente agradável”, comentou visivelmente satisfeito o vencedor da corrida, Valtteri Bottas. “Foi um bom resultado para a equipa. Bottas fez uma grande corrida e mereceu a vitória. Foi um ótimo começo de temporada e este é um resultado é bom para a equipa”, acrescentou Lewis Hamilton, que na véspera tinha igualado o número de pole positions de Michael Schumacher e Ayrton Senna na Austrália (oito).

Race win ????

DHL Fastest Lap and bonus point ⏱️

And your F1 Driver Of The Day ????

A race to remember for @ValtteriBottas ???? #F1 #AusGP ???????? pic.twitter.com/QrAhDJVxWc

— Formula 1 (@F1) March 17, 2019

“Tive de ultrapassar o Seb [Sebastien Vettel] para chegar ao pódio, o que não é fácil. Começar a temporada com um pódio e a conseguir desafiar a Mercedes foi muito bom para nós”, destacou Max Verstappen, o Mad Max que começou a época com uma terceira posição naquela que foi a primeira vez desde 2008 que um motor da Honda subiu ao pódio. Já Pierre Gasly, o outro piloto da Red Bull, não fez melhor do que o 11.º lugar, ficando fora da zona dos pontos fechada por Daniil Kvyat. Na Ferrari, Vettel queixou-se dos pneus na parte final e Leclerc comentou que recebeu instruções… para não atacar Vettel.

Your full race classification from the season-opener ????

Best-ever finish for Leclerc, solid points for Magnussen & Stroll ????

Kvyat holds off Gasly for the final point ????#AusGP ???????? #F1 pic.twitter.com/pVSiCkUhhw

— Formula 1 (@F1) March 17, 2019

Em atualização

4
1