desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 17 mar 11:33

Federação Portuguesa de Ténis festeja aniversário e início de gestão do Jamor

Federação Portuguesa de Ténis festeja aniversário e início de gestão do Jamor

João Paulo Rebelo, Vítor Pataco e José Manuel Constantino estiveram na cerimónia.

A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) festejou, este sábado, o 94.º aniversário no Centro Nacional do Jamor, num dia em que celebrou oficialmente o início da gestão e exploração do complexo de ténis, em Oeiras.

Diante a presença de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, o presidente Vasco Costa assumiu o enorme orgulho no voto de confiança demonstrado pela Secretaria de Estado e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) na atribuição da concessão à FPT.

"Há um ano festejávamos a assinatura do protocolo de intenções da utilização, gestão e exploração do Centro de Ténis do Jamor (CTJ). Estamos cá desde janeiro e é com grande orgulho que conseguimos. Este é o melhor complexo de ténis português e esta direção e órgãos sociais têm muito orgulho por devolver este complexo ao ténis e à FPT. Acho que vamos fazer aqui um dos maiores complexos da Europa, um complexo de excelência", disse Vasco Costa.

Além de destacar o aniversário e a concretização do acordo tripartido entre a FPT, IPDJ e Secretaria de Estado para a gestão do CTJ, o dirigente congratulou-se com um ano de 2019 que está prestes a trazer feitos inéditos para a modalidade.

"Para lá dos vários torneios nacionais e internacionais, vamos organizar dois eventos ímpares em Portugal: a Assembleia Geral da Federação Internacional de Ténis (ITF) em Lisboa, onde vai ser eleito o novo presidente e o ‘board', o que é um sinal claro de confiança da Federação Internacional no ténis português, e o Campeonato do Mundo de Veteranos. Em 2020, teremos ainda a final do Campeonato do Mundo em cadeiras de rodas, em Vale do Lobo e Vilamoura", avançou.

Depois de defender que o "complexo é crucial para o desenvolvimento do ténis português" e de assegurar estar a FPT "preparada para aquilo que será o futuro da modalidade", Vasco Costa deu lugar a uma homenagem a Alfredo Vaz Pinto, antigo jogador, treinador e capitão da Taça Davis e Fed Cup.

Já o Secretário de Estado da Juventude e Desporto enalteceu o trabalho desenvolvido pela FPT não só em Portugal como além-fronteiras.

"O ténis tem orgulhado o país com o seu trabalho ao longo de décadas e gostaria de cumprimentar o Vasco Costa e toda a direção por esta simpática efeméride e homenagem a Alfredo Vaz Pinto. A FPT tem conquistado, fruto também do seu trabalho, com alterações que aconteceram por decisão do Estado, que vieram dar a umas quantas Federações desportivas viverem hoje, do ponto de vista financeiro, com mais autonomia. Isto significa que podemos encontrar no movimento desportivo parceiros para que possamos dar uma melhor resposta pública àquelas que são as nossas obrigações enquanto Governo", explicou.

Além de confessar ter ficado "muito satisfeito" pela Secretaria de Estado "ter encontrado a melhor solução para cuidar de um bem público que se quer cuidado da melhor maneira", João Paulo Rebelo sublinhou ter a "FPT demonstrado capacidade para desenvolver, gerir e trazer para Portugal iniciativas como uma assembleia geral eletiva da ITF".

Tal como o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, estiveram no 94.º aniversário da FPT o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, entre outros.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email. Notificações SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1