www.dinheirovivo.ptCarlos Brito - 16 mar 08:24

A mulher de César e as marcas

A mulher de César e as marcas

O que é interessante é que o top 10 da reputação não coincide com o do valor das marcas.

De acordo com um relatório recentemente publicado pelo Reputation Institute, a Rolex, a Lego e a Disney surgem no topo das marcas com maior reputação do mundo.

Com efeito, se compararmos o ranking do Reputation Institute com o da Forbes relativo às mais valiosas, constata-se que apenas duas marcas surgem em ambas as listagens: a Microsoft e a Disney.

Outro fator a assinalar é que dentro das dez mais valiosas há oito marcas norte-americanas (Apple, Google, Microsoft, Facebook, Amazon, Coca-Cola, Disney e AT&T), uma coreana (Samsung) e uma japonesa (Toyota). Já quanto à reputação, verifica-se que nas dez primeiras temos cinco marcas europeias (Rolex, Lego, Adidas, Michelin e Bosch), três norte-americanas (Disney, Microsoft e Netflix) e duas japonesas (Sony e Canon).

Não é propósito deste artigo comparar seriações com metodologias e objetivos distintos. Contudo, sabendo que a imagem e credibilidade são determinantes do valor das marcas, olhar para o ranking da reputação pode dar indicações sobre como poderá no futuro evoluir o valor de determinada marca. Porque, tal como a mulher de César, não basta ser, é também necessário parecer.

Carlos Brito, professor da Faculdade de Economia – Universidade do Porto

2
1