expresso.ptexpresso.pt - 16 mar 19:00

Número de visualizações do trailer de “A Guerra dos Tronos” rebenta a escala da HBO

Número de visualizações do trailer de “A Guerra dos Tronos” rebenta a escala da HBO

Vale o que vale, mas a grandeza do resultado alcançado, e a comparação com a métrica atingida na temporada anterior, leva a concluir que o apetite pela última temporada de “A Guerra dos Tronos” é… voraz

o período de apenas 24 horas, após o ‘upload’ e a disponibilização nas redes sociais do trailer oficial da oitava e anunciada última temporada de “A Guerra dos Tronos”, o número de visualizações chegou aos 81 milhões. O efeito de espera (quase dois anos) entre a exibição do primeiro episódio da sétima temporada e esta, cuja estreia aí vem dentro de um mês, aguçou definitivamente a curiosidade dos que já eram fãs da série e dos que neste período de tempo se tornaram seguidores.

O trailer de lançamento da temporada sete foi visto 61 milhões de vezes no mesmo período de tempo – as primeiras 24 horas, e era até aqui o trailer mais visto entre todas as séries produzidas pela HBO. O recorde anterior foi, portanto, pulverizado. A marca dos 81 milhões agora atingida com a soma de ‘views’ do novo vídeo promocional (cerca de dois minutos de duração), significa um crescimento de praticamente 25%, o que contribui para reforçar o epíteto de fenómeno cultural atribuído à “Guerra dos Tronos”.

A ver pelo quantitativo da ânsia sobre o vídeo ‘appetizer’, não será de espantar, portanto, que o primeiro episódio da temporada final possa destronar também a audiência do primeiro episódio da temporada anterior (Dragonstone), exibido no em meados de julho de 2017 e que somou 10,1 milhões de espectadores nos Estados Unidos. Quiçá não passará até por cima do episódio da série mais visto de todos – o último a ser exibido até agora – o capítulo final da temporada anterior, cujo ponteiro bateu nos 12 milhões.

FUTUROS ‘SPIN-OFFS’ EM DÚVIDA

A 14 de abril, a luta pelo Trono de Ferro reemerge nos ecrãs e, apesar de ser anunciada como a ‘final season’, a HBO já encomendou o desenvolvimento de cinco guiões e de um episódio-piloto para cuidar do ‘spin-off’ de “A Guerra dos Tronos”. Daqui até que algo possa ver-se nos ecrãs vai um longuíssimo caminho. O novo presidente da HBO, Bob Greenblatt, veio aliás dizer, na primeira entrevista após a entrada em funções, que não confia tanto no plano do seu antecessor de seguir pelo caminho dos ‘spin-offs’ para prosseguir o legado da série.

A dúvida de que “A Guerra dos Tronos” venha a ter novas vidas fica instalada quando Greenblatt declara à “The Wrap” que “a última coisa que se deseja fazer é pôr no ar um ‘spin-off’ que não esteja à altura da série original, o que seria um grande fracasso”. Uma no cravo, outra na ferradura, Greenblatt acrescenta que é boa ideia tentar encontrar tentar perpetuar o universo de “A Guerra dos Tronos”, mas não sabe se a HBO virá a fazer ‘spin-offs’. A ver vamos, então.

Certo e sabido, em Portugal, a estreia da temporada final está prevista para as duas da manhã da próxima sexta-feira, 15 de abril, transmitida simultaneamente no Syfy e na HBO. O primeiro episódio terá 54 minutos de duração. A temporada oito terá meia dúzia de episódios, pelo que será a mais curta de todas. Se tiver curiosidade sobre as histórias por desvendar, pode espreitar AQUI.

4
1