expresso.ptexpresso.pt - 19 fev. 08:36

Venezuela. Rússia envia 300 toneladas de ajuda humanitária

Venezuela. Rússia envia 300 toneladas de ajuda humanitária

"Vão chegar ao Aeroporto de Maiquetía (o principal do país) medicamentos de alto custo para ajudar o povo. Isso sim, já pagámos, com a nossa mão, com a ajuda da Rússia, da Turquia, da China e da ONU", disse Nicólas Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, na segunda-feira, que a Rússia enviou 300 toneladas de ajuda humanitária para os venezuelanos, que deverá chegar na quarta-feira ao país. "Todos os dias temos assistência humanitária internacional. Na quarta-feira vão chegar 300 toneladas de ajuda e assistência humanitária da Rússia", disse.

Nicolás Maduro falava em Caracas, num conselho presidencial de ciência, tecnologia e inovação, durante o qual voltou a rejeitar a ajuda humanitária oferecida pelos Estados Unidos e outros países que se encontra na Colômbia, Brasil e no Curaçau, à espera de autorização para entrar no país.

"Vão chegar ao Aeroporto de Maiquetía (o principal do país) medicamentos de alto custo para ajudar o povo. Isso sim, já pagámos, com a nossa mão, com a ajuda da Rússia, da Turquia, da China e da ONU", disse. Referindo-se à ajuda norte-americana, Maduro acrescentou: "Roubaram-nos 30 milhões (de dólares em contas congeladas devido a sanções impostas pelos EUA) e oferecem-nos 20 milhões, em comida podre, contaminada".

"Não somos mendigos de ninguém nem vamos fazer da Venezuela honorável uma Venezuela de mendigos. Não vamos aceitar. Aqui há suficiente dignidade, subestimam a dignidade de um povo", frisou.

Por outro lado, precisou que "há países que através da ONU estão a oferecer apoio" à Venezuela e que Caracas respondeu "muito, ordenadamente, com o seu certificado". Para tal, Caracas vai entregar uma listagem de medicamentos e princípios ativos (dos medicamentos) que os venezuelanos necessitam.

NewsItem [
pubDate=2019-02-19 09:36:20.0
, url=http://expresso.pt/internacional/2019-02-19-Venezuela.-Russia-envia-300-toneladas-de-ajuda-humanitaria
, host=expresso.pt
, wordCount=232
, contentCount=1
, socialActionCount=15
, slug=2019_02_19_779473198_venezuela-russia-envia-300-toneladas-de-ajuda-humanitaria
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]