expresso.ptexpresso.pt - 19 fev. 13:03

Cultura de cereais em mínimos históricos de mais de um século

Cultura de cereais em mínimos históricos de mais de um século

Desde 1918 que Portugal não cultivava tão poucos cereais. Os dados hoje revelados pelo INE confirmam a curva descendente. Portugal está a cultivar 1/8 da área que tinha no momento da adesão à CEE

A área semeada de cereais está a cair há seis anos consecutivos, representa apenas 1/8 da observada em 1986 (ano da adesão de Portugal à então CEE - Comunidade Económica Europeia) e é a mais baixa desde 1918.

Os dados, divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, indicam, no entanto, que foram concluídos os trabalhos de sementeira dos cereais de inverno ao longo do mês de janeiro, que decorreram sem contratempos.

O que se passa é que houve “reduções, face a 2018, das áreas instaladas de trigo mole, triticale e cevada (-5%) e de trigo duro (-10%). No centeio e na aveia, as previsões apontam para a manutenção da área”.

José Palha, presidente da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), lamenta que a realidade traduza um agravamento da situação do sector, historicamente má, e lembra que os agricultores estão a tentar relançar a sua atividade, estabelecendo contratos de fornecimentos com a indústria.

Agricultores fazem contratos com a grande distribuição

Assim, acabam de celebrar acordos com a Sonae, com a Auchan e com a Cerealis, empresas a que irão vender uma parte da produção.

Um dos problemas mais graves com que o sector se debate, para além do abandono sistemático da produção, é a falta de armazenamento de água, sobretudo para atender aos períodos de seca severa. Já aconteceu no ano passado e este ano pode voltar a acontecer.

Atualmente o sector tem cinco Organizações de Produtores (OP’s) que agregam perto de 500 agricultores. Um número substancialmente mais baixo que o do início do século, que rondava alguns milhares de agricultores.

NewsItem [
pubDate=2019-02-19 14:03:28.0
, url=http://expresso.pt/economia/2019-02-19-Cultura-de-cereais-em-minimos-historicos-de-mais-de-um-seculo
, host=expresso.pt
, wordCount=259
, contentCount=1
, socialActionCount=14
, slug=2019_02_19_1968692430_cultura-de-cereais-em-minimos-historicos-de-mais-de-um-seculo
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]