www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 19 fev. 13:31

Bob Barley. A primeira cerveja de cânhamo da portuguesa Nortada

Bob Barley. A primeira cerveja de cânhamo da portuguesa Nortada

Objetivo da empresa portuense é oferecer uma cerveja de "aroma e sabor arrojado"

Bob Barley é a mais recente inovação da Nortada, a primeira cerveja aromatizada com flores de cânhamo produzida em Portugal. O lançamento desta edição especial está agendado para sábado, 23 de fevereiro, na Fábrica da Nortada, no Porto, e será acompanhado por um concerto dos Soul Rebel, uma banda tributo a Bob Marley, com entrada livre.

Além da água, malte, lúpulo e levedura, as quatro matérias-primas base de uma cerveja, a Bob Barley foi aromatizada com flores de cânhamo, uma planta da família do lúpulo e resulta numa bebida com “sabor e aroma distintos, de onde se realçam as notas ervais”. Tal como as restantes cervejas da Nortada, a Bob Barley não é filtrada nem pasteurizada, “para que possa manter intactos tanto o sabor como o aroma”, anuncia a empresa em comunicado. E acrescenta: “A Bob Barley, fruto de uma óbvia relação com a cultura jamaicana, pretende espelhar e reafirmar o caráter divertido, informal e o espírito jovem da marca e desta cerveja, que estará inicialmente disponível apenas na Fábrica Nortada”. Para já foram produzidos apenas dois mil litros, com um teor alcoólico de 5%. Uma inovação a cargo da equipa orientada pela Mestre Cervejeira Diana Canas, a primeira portuguesa com formação da escola alemã VLB.

“Na Nortada, procuramos sempre inovar e desafiar-nos a nós e aos consumidores a provar algo diferente. Foi por isso que decidimos fazer uma cerveja com cânhamo (Cannabis Sativa L), para criar uma cerveja com um aroma e sabor arrojado. É com muito gosto que anunciamos este novo estilo que estará disponível em exclusivo no nosso espaço, e em pontos de venda especializados”, diz o CEO da Cerveja Nortada.

Pedro Mota dá, ainda, conta que a empresa passará a oferecer um desconto de 10% aos estudantes universitários em todas as suas variedades de cerveja consumidas na Fábrica Nortada, um espaço na Rua de Sá da Bandeira, que além de ser unidade produtiva, funciona, também, como brewpub. Dá emprego a mais de 50 pessoas.

A comemorar dois anos, a cerveja Nortada está presente em mais de 500 pontos de venda do canal horeca, em todo o país, e nos maiores grupos de hipermercados, um número que corresponde a uma duplicação face a 2017. Também as vendas duplicaram, o ano passado, chegando aos 500 mil litros correspondentes a 950 mil euros. Para este ano, o objetivo e vender um milhão de litros de cerveja Nortada e faturar 1,9 milhões de euros.

Também este ano, a empresa pretende investir em novos tanques de fermentação, expandindo a capacidade de produção anual para dois milhões de litros. Um investimento orçado em 400 mil euros e que vai ser concluído até abril.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
NewsItem [
pubDate=2019-02-19 14:31:08.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/lifestyle/galeria/bob-barley-a-primeira-cerveja-de-canhamo-da-portuguesa-nortada/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=446
, contentCount=1
, socialActionCount=143
, slug=2019_02_19_1931188906_bob-barley-a-primeira-cerveja-de-canhamo-da-portuguesa-nortada
, topics=[economia, bebidas]
, sections=[economia, vida]
, score=0.000000]