visao.sapo.ptJoão Gago da Câmara - 19 fev. 09:06

Graciosa, a ilha branca

Graciosa, a ilha branca

A ilha Graciosa junta à beleza das suas vilas freguesias marcadas por uma arquitetura rural única, com igrejas centenárias, moinhos de vento de traça flamenga e ritmos de vida tranquilos entre pastagens, pomares e vinhas cultivadas em “curraletas” sobre campos lávicos

. As localizadas no centro e noroeste desta ilha são famosas pela produtividade agrícola das suas hortas assentes nos melhores solos dos Açores.

As escassas disponibilidades de água doce levaram os graciosenses a desenvolverem engenhosos sistemas de captação, armazenamento a adução de água, com uma arquitetura própria que vale a pena conhecer. Desta constam bebedouros, chafarizes, pias de lavar e reservatórios ou tanques que deslumbram qualquer mirone.

A natureza da ilha Graciosa seduz pelos seus ilhéus rochosos, verdadeiros tesouros da ornitologia mundial, também pela água do mar absolutamente cristalina, pelo termalismo e pela extraordinária beleza dos seus vulcões.

A história geológica desta ilha compreende-se melhor quando a visionamos do mar. São fluxos de lava que, a partir de terra, penetraram no oceano originando promontórios, escolhos e numerosos ilhéus. São imponentes falésias costeiras onde as massas rochosas exibem tons esbranquiçados e o colorido das bagacinas do calcinado dos cones vulcânicos erodidos do Porto Afonso testemunham a espantosa atividade eruptiva da metade norte da ilha.

A Furna do Enxofre, localizada no interior da caldeira da Graciosa, constituiu uma das mais imponentes catedrais do vulcanismo mundial. Corresponde a uma enorme cavidade formada pela recessão de lavas durante uma erupção vulcânica, no fundo da qual existem fumarolas e uma interessante lagoa.

As melhores águas termais dos Açores localizam-se nas famosas Termas do Carapacho, utilizadas pelas graciosenses e demais açorianos do grupo central desde os primórdios do povoamento. Consideradas milagrosas desde o século XVII, nos seus 40 graus centígrados, tratam patologias do foro reumatológico e estimulam o rejuvenescimento da pele, dada a presença de cloro, sódio e compostos de enxofre.

Ocorre na ilha Graciosa uma curiosa praia com areias de cor vermelha formadas a partir de projeções vulcânicas. Esta localiza-se junto a uma zona de espetaculares fundos subaquáticos, forjados pelas lavas incandescentes ao penetrarem no mar e pela impressionante fauna e flora marinhas que aí se estabeleceram.

Os fundos marinhos da ilha Graciosa têm características excecionais para o mergulho. Apresentam um micro-relevo acentuado, com cavidades e grutas plenas de biodiversidade marinha e águas cristalinas e transparentes, fruto da ausência de depósitos arenosos finos.

Com uma linha de costa muito baixa, cheia de pequenas calhetas – excetua-se o lado noroeste da ilha onde se encontra a bonita Serra Branca com a sua falésia de mais de 300 metros de altura – a Graciosa, no verão, oferece zonas balneares que são um regalo para naturais e visitantes. O porto de Santa Cruz, o antigo porto baleeiro Cais da Barra, o porto da vila da Praia e a Baía do Filipe são pedras pretas que chamam solenemente os amantes do mar.

Venha à Graciosa, a ilha branca dos Açores. Deixar-se-á encantar.

NewsItem [
pubDate=2019-02-19 10:06:52.0
, url=http://visao.sapo.pt/opiniao/paralelo-38/2019-02-19-Graciosa-a-ilha-branca
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=434
, contentCount=1
, socialActionCount=20
, slug=2019_02_19_1598899842_graciosa-a-ilha-branca
, topics=[santa cruz da graciosa, ilha branca, opinião, relações com os outros / sentimentos / amor, paralelo 38, açores, ambiente, praia]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]