sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 19 fev. 11:18

Donald Trump processado por 'falsa emergência nacional' por quinze estados

Donald Trump processado por 'falsa emergência nacional' por quinze estados

O objetivo de Trump é conseguir desviar fundos do departamento da Defesa para construir um muro na fronteira com o México. Apesar do próprio admitir que o estado de emergência será levantado em tribunal

Quinze estados norte-americanos, incluindo a Califórnia, processaram ontem o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por declarar o estado de emergência com o objetivo de conseguir fundos para a construção de um muro na fronteira com o México. Acusam o presidente de violar a constituição e de "tratar com desprezo o estado de direito" , segundo o procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerr, que acrescentou que Trump "sabe que não há nenhuma crise na fronteira, sabe que esta declaração do estado de emergência não tem fundamento legal e que ele próprio admite que povavelmente perderá em tribunal". O governador da Califórnia, Gavin Newson, acusa Trump de "fabricar uma crise e declarar uma falsa 'emergência nacional', para tomar o poder e minar a constituição".

Entre outros estados que participam na ação judicial estão o Colorado, Connecticut, Delaware, Havai, Illinois, Maine, Maryland, Michigan, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Oregon e Vírginia. Todos os estados em questão têm procuradores democratas, mostrando que apesar das divisões internas e das críticas à manobra do presidente, que rompe com a separação de poderes, o partido republicano tenta cerrar fileiras e manter a unidade.

A manobra de Trump permite-lhe contornar o Congresso, onde os democratas têm maioria na Câmara baixa, e utilizar dinheiro do departamento da Defesa para construir o muro. Os estados que participam no processo contra o presidente temem que o desvio de dinheiro das forças armadas diminua a sua capacidade e afete as suas economias, pela diminuição de apoios às bases militares nos seus respetivos estados.   

NewsItem [
pubDate=2019-02-19 12:18:05.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/647213/donald-trump-processado-por-falsa-emerg-ncia-nacional-por-quinze-estados
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=252
, contentCount=1
, socialActionCount=3
, slug=2019_02_19_1431943339_donald-trump-processado-por-falsa-emergencia-nacional-por-quinze-estados
, topics=[eua, estado de emergência, donald trump, internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]