www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 19 fev. 12:08

Bernie Sanders lança candidatura às presidenciais de 2020

Bernie Sanders lança candidatura às presidenciais de 2020

O senador do Vermont vai candidatar-se às presidenciais de 2020. Bernie Sanders perdeu em 2016 nas primárias democratas para Hillary Clinton.
O democrata Bernie Sanders vai ser candidato às presidenciais do próximo ano. O anúncio foi feito esta terça-feira, 19 de fevereiro, pelo senador independente eleito pelo Vermont através de uma newsletter enviada aos seus apoiantes. 

"Juntos, a nossa campanha de 2016 começou uma revolução política", escreveu Sanders, de 77 anos, no mail, assinalando que "agora é o momento para completar essa revolução e implementar a visão pela qual se lutou". O candidato tem no currículo as eleições primárias, que perdeu para Hillary Clinton, onde arrecadou 13 milhões de votos e quase 230 milhões de dólares angariados junto de pequenos doadores. 

A agenda política de Bernie Sanders em 2016 passava pela universalização do sistema público de saúde, o aumento do salário mínimo federal para 15 dólares por hora, a gratuitidade do ensino superior e o aumento dos impostos para os mais ricos. O democrata refere no texto que estas ideias eram consideradas "radicais" há três anos, mas considera que agora são "apoiadas pela maioria dos norte-americanos". 


Desde a tomada de posse de Donald Turmp que Bernie Sanders tem sido um dos seus principais críticos. O senador do Vermont apelidou-o de "o presidente mais perigoso" dos Estados Unidos, criticando-o por ser um "mentiroso patológico". 

"Acho que o atual inquilino da Casa Branca é um embaraço para o nosso país", disse Sanders numa entrevista à rádio pública de Vermont, citado pela Bloomberg. "Eu também acho que ele é racista, sexista, homofóbico, xenófobo, alguém que tem ganho pontos na política barata ao tentar pegar em minorias, muitas vezes em imigrantes sem documentos", afirmou o agora candidato à presidência norte-americana. 

Contudo, para combater Donald Trump, caso este seja o candidato republicano, Bernie Sanders terá de derrotar uma série de candidatos democratas que já estão na corrida. É o caso de Elizabeth Warren, a senadora democrata eleita pelo estado do Massachusetts que se tem dedicado especialmente à legislação financeira, sendo um incómodo para o "status quo" de Wall Street. A esta junta-se Tulsi Gabbard. As duas são das aliadas democratas mais próximas de Sanders.

Mas a lista de candidatos democratas continua a expandir-se e a disputa será entre progressistas e centristas. Na corrida já está a senadora da Califórnia, Kamala Harris, o senador de New Jersey, Cory Booker, e ainda Kirsten Gillibrand de Nova Iorque, aos quais se juntam mais candidatos com menor exposição pública. Especula-se ainda a entrada em cena do ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, do ex-congressista do Texas, Beto O’Rourke, que foi uma das estrelas das eleições intercalares, e ainda do bilionário Michael Bloomberg, ex-presidente de Nova Iorque. 

(Notícia atualizada às 12h41)
NewsItem [
pubDate=2019-02-19 13:08:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/bernie-sanders-lanca-candidatura-as-presidenciais-de-2020
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=423
, contentCount=1
, socialActionCount=5
, slug=2019_02_19_1002205306_bernie-sanders-lanca-candidatura-as-presidenciais-de-2020
, topics=[eua, bernie sanders, mundo, donald trump, presidenciais, estados unidos]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]