rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 14 fev 00:00

Dia de São Valentim: "Datescatólicos" organizam retiro em Fátima

Dia de São Valentim: "Datescatólicos" organizam retiro em Fátima

O "datescatolicos.org" é um sítio na internet que tem como objectivo proporcionar relacionamentos para católicos, tendo em vista o casamento. Em três anos, houve 20 mil adesões e já originou 30 casamentos.

O site datescatólicos, um sítio na internet que tem como objectivo proporcionar relacionamentos para católicos tendo em vista o casament, organiza, entre sexta-feira e domingo, um retiro em Fátima para comemorar o Dia de São Valentim.

Destinado a pessoas solteiras “que queiram parar um pouco e pensar no seu percurso", o encontro vai ter momentos de oração e reflexão, mas também promete animação.

António Pimenta de Brito, responsável pela plataforma, diz que Fátima é "um local privilegiado" para promover essa reflexão e encontro, onde se podem "conhecer pessoas e, ao mesmo tempo, ter momentos de descontração, de convívio, que é sempre mais enriquecedor”, refere

“Este evento tem vários workshops, onde que se fala sobre temáticas ligadas às relações. Depois, temos momentos de oração e reflexão, missa, confissão. E, depois, tem a parte de jogos, música e animação”, acrescenta.

A ideia de criar um sítio na internet com o objectivo de proporcionar relacionamentos para católicos surgiu na Áustria, em 2005. Chegou a Portugal em 2015 pela mão do casal António e Marta Pimenta de Brito, que é responsável por esta plataforma em todos os países de língua oficial portuguesa.

“Temos [em Portugal] 80% de católicos, somos um país católico. E também temos muitos solteiros, muitas pessoas que estão ainda à procura e querem partilhar também fé e valores, ou seja, pessoas católicas que querem encontrar e ainda não encontraram, mas continuam à procura. Esta ferramenta é uma possibilidade”, diz Pimenta de Brito.

O "datescatólicos" teve, em três anos, a adesão de mais de 20 mil pessoas que procuram a sua "cara metade" e foram já celebrados 30 casamentos entre pessoas que aí se cruzaram.

5
1