exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 14 fev 03:11

Samsung: TV 8K de 98 polegadas está a chegar a Portugal

Samsung: TV 8K de 98 polegadas está a chegar a Portugal

O Samsung Forum que está a decorrer no Porto serviu para a marca coreana apresentar a gama completa de TVs QLED para 2019. O modelo de 98” chegará entre abril e maio

Primeiro Mónaco, depois Barcelona e agora Porto. O European Forum da Samsung realiza-se este ano no Centro de Congressos da Alfândega da Cidade Invicta e serviu para a marca coreana apresentar a gama completa de TVs QLED de 2019. O grande destaque vai para a Q900R, uma televisão 8K que chegará agora com um modelo de 98”. Segundo o que a Exame Informática apurou junto dos responsáveis da Samsung Portugal, esta versão tem chegada prevista ao mercado nacional em abril/maio e estará apenas disponível por encomenda. Ainda não há preço oficial confirmado, mas, para se ter uma ideia dos valores envolvidos, podemos dizer que o modelo de 85” teve um preço de €15 mil. Como um painel de 98” levanta mais desafios de produção, é expectável que o valor desta Q900R seja ainda superior.

Saliente-se que a linha Q900R 8K contará ainda com ofertas de 65”, 75” e 85”, o que serve também para confirmar a tendência contínua de televisores com painéis cada vez maiores. Por sua vez, os modelos 4K Q90R, Q80R, Q70R e Q60R terão disponíveis modelos que vão das 43” às 82”. Esta linha 4K passará a contar com o processador Quantum, que começou por ser incorporado nos modelos 8K e que, segundo a Samsung, ajudam a fazer o upscalling através de Inteligência Artificial – para contornar a falta de conteúdos em 4K e 8K que ainda se sente atualmente – para melhorar a qualidade de imagem e de som.

As QLED de 2019 também apostam na tecnologia Ultra Viewing, para distribuir a luz de uma forma mais equilibrada no ecrã, e Direct Full Array, em que a iluminação direta pretende melhorar o contraste e assegurar pretos mais profundos. A isto junta-se a funcionalidade Real Game Enhancer, que funciona com consolas e pretende ajustar automaticamente as características da TV às necessidades dos diferentes tipos de jogos.

Foi igualmente confirmado oficialmente no Samsung Forum que as SmartTVs do fabricante coreano passarão a contar com uma nova aplicação que permitirá aceder diretamente à biblioteca do iTunes e navegar na loja. A app será disponibilizada na primavera, mas a data definitiva ainda não foi revelada, uma vez que o processo está agora dependente da Apple. Além disso, as SmartTVs deste ano também poderão funcionar com Google Assistant e Amazon Alexa, uma solução que poderá ser do agrado de quem gosta de recorrer a comandos de voz para controlar o volume ou ligar/desligar os equipamentos.

Por fim, as novidades mais vocacionadas para a estética. O Modo Ambiente – que aproveita o ecrã do televisor para mostrar fotos, imagens de obras de arte ou informação variada quando não se está a ver TV – ganhou novos temas. O objetivo da Samsung é permitir uma personalização ainda maior, de modo a que cada utilizador consiga recorrer à SmartTV para decorar o ambiente e dotar a divisão de uma atmosfera que lhe seja mais aprazível. Assim, agora é até possível sincronizar as imagens no painel com música, graças a um sensor de luz automático que permite adaptar a luminosidade de acordo com o ambiente.

5
1