exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 13 fev 19:23

NASA assume que Mars Opportunity está mesmo “morta”

NASA assume que Mars Opportunity está mesmo “morta”

A sonda tinha sido enviada em 2004 para uma missão de 90 dias apenas. Vários anos depois, em junho de 2018, foi apanhada por uma tempestade e nunca mais deu sinal de vida. Agora, a equipa já assume que terá sido o fim da Mars Opportunity.

A NASA já declarou o óbito da sonda Mars Opportunity, depois de várias tentativas para retomar o contacto, sem qualquer sucesso. A sonda foi apanhada por uma tempestade em junho de 2018 e assume-se agora que ficou com os paineis solares cobertos de uma grossa camada de poeira, o que a impede de recarregar as suas baterias. A equipa em Terra assume que, com a iminência do inverno marciano, a sonda estará mesmo “morta”. A Opportunity precisa de energia para manter os aquecedores ligados e sobreviver àquelas condições climatéricas, lembra o Engadget.

A NASA esteve à escuta durante 45 dias depois da tempestade, para tentar perceber se havia algum sinal vindo da sonda, mas sem ter recebido qualquer indicação nesse sentido. A partir desse prazo, foram feitas tentativas periódicas de recontacto, também infrutíferas

Não está colocada de parte a hip��tese de a sonda ter sofrido também algum dano decorrente da tempestade.

Entre os sucessos da Opportunity, contam-se a revelação de que Marte teve oceanos de água no estado líquido e várias conclusões sobre a atmosfera marciana e o espaço, conseguidas devido à localização privilegiada.

A exploração de Marte continua agora com a InSight que chegou em novembro e com as futuras ExoMars e Mars2020.

7
1