exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 13 fev 19:23

DJI prepara novas restrições a drones perto de aeroportos

DJI prepara novas restrições a drones perto de aeroportos

Na sequência do episódio que levou ao encerramento do aeroporto de Gatwick e das crescentes preocupações em torno do voo de drones perto de aerportos, a DJI vai começar a aplicar novas restrições.

A DJI encomendou à Altitude Angel uma tecnologia que limita o voo de drones em zonas consideradas críticas, como aeroportos. Os drones da marca já trazem geofencing desde 2013, mas a nova solução que vai ser aplicada cria uma zona restrita tridimensional, em forma de laço, à volta do aeroporto ou instalação a “proteger”. No caso de Gatwick, o aeroporto esteve encerrado durante alguns dias e não se sabe ainda quem estava a operar o drone que causou a situação.

O Geospatial Environment Online (GEO) 2.0, que a DJI vai disponibilizar através de uma atualização de firmware dos drones, define três zonas de exclusão, dependendo do tamanho do aeroporto. Além de comprimento e largura, há ainda a “Altitude Zone” que define a altura a que os drones podem operar. Assim, desde que se esteja longe o suficiente, podem ser operados aparelhos a baixas altitudes, caso não influenciem a trajetória dos voos.

A atualização de firmware vai ser disponibilizada em 32 países, incluindo 19 que não tinham qualquer suporte a geofencing ainda.

2
1