www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 13 fev 09:30

O mundo dos brancos

O mundo dos brancos

O racismo em Portugal não diminuiu o suficiente para que não seja necessário denunciá-lo e combatê-lo. Numa palavra, Portugal continua a ser construído e organizado fundamentalmente para os brancos - Opinião , Sábado.

Não podemos falar da sociedade portuguesa como se não tivesse havido progressos em termos das relações raciais. Tão-pouco se pode afirmar, estridentemente, que o racismo dos brancos é endémico em Portugal. Mas reconhecer que tem havido uma suavização, em alguns sectores sociais, nas formas de relacionamento racial, que muitos brancos adquiriram, entretanto, uma maior elasticidade nas suas relações com os negros, ou dizer que se tem verificado, entre certos segmentos da população negra, uma efectiva mobilidade social ascendente, e que começa a surgir, timidamente, uma pequeníssima classe média de negros, não pode servir para minimizar a existência de racismo em Portugal. 

Assine já a edição digital por 1€  para ler o artigo na íntegra ou encontre-o na edição em banca a  7 de fevereiro de 2019.

11
1