expresso.ptexpresso.pt - 12 fev 09:51

Chega de André Ventura e Democracia 21 vão concorrer juntos às europeias

Chega de André Ventura e Democracia 21 vão concorrer juntos às europeias

André Ventura e Sofia Afonso Ferreira, líder e fundadora do Democracia 21, vão unir forças já nas próximas europeias, em maio. Ex-vereador do PSD em Loures pode não integrar a lista e reservar-se apenas para as legislativas

O Chega e o Democracia 21 (D21), dois movimentos que ainda não foram formalmente reconhecidos como partidos políticos, chegaram a acordo para formar uma coligação para as eleições europeias de 26 de maio.

A informação foi inicialmente avançada pela revista "Visão" e entretanto confirmada oficialmente pelos dois movimentos. Num comunicado enviado às redações, André Ventura e Sofia Afonso Ferreira, líder e fundadora da D21, assumem a coligação pré-eleitoral e asseguram que o candidato a cabeça de lista e programa eleitoral serão anunciados "em breve".

Para já, uma coisa é certa: Sofia Afonso Ferreira fará parte da lista às europeias e em lugar elegível. De acordo com a revista "Visão", não é líquido que André Ventura, ex-vereador do PSD na Câmara de Loures, integre a lista, podendo reservar-se apenas para as legislativas de 6 de outubro.

Os dois movimentos estão em fases diferentes de maturação. O Chega, de André Ventura, já entregou as 7500 assinaturas necessárias para se constituir como partido e aguarda luz verde do Tribunal Constitucional. Apesar de ter entrado na corrida mais cedo, a D21 ainda não entregou o pedido formal junto do Palácio Ratton, embora Sofia Afonso Ferreira assuma vontade de o fazer ainda a tempo de concorrer às europeias. A coligação pré-eleitoral está, mesmo assim, assegurada.

2
1