www.publico.ptpublico.pt - 12 fev 18:23

Entre a dor e o êxtase, as melhores fotografias de nascimentos de 2019

Entre a dor e o êxtase, as melhores fotografias de nascimentos de 2019

O concurso Birth Becomes Her distingue as mais emocionantes e cruas fotografias

do momento mais importante das nossas vidas: o do nosso nascimento. Foram submetidas a competição mais de 1200 imagens criadas por "talentosos artistas" provenientes de 12 países, informa a organização em comunicado dirigido ao P3. "Temos visto o concurso a crescer de ano para ano e acreditamos que o sucesso se deve ao imenso poder do realismo das imagens que divulgamos", justificam. 

O blogue norte-americano que está por detrás do concurso homónimo nasceu pela mão das fotógrafas Monet Nicole e Jennifer Mason, que viam uma clara lacuna na área da fotografia de nascimento. "Criámos a plataforma com o intuito de fomentar a comunicação entre fotógrafos e pais", pode ler-se no site da organização. O objectivo ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos e, actualmente, a plataforma serve pais e fotógrafos de inúmeros países.

Nicole e Jennifer são fotógrafas experientes: em conjunto, já registaram mais de 400 nascimentos. Nunca se cansam de rever o momento em que vêem despontar uma nova vida e é essa emoção que pretendem transmitir ao revelar as fotografias vencedoras do concurso. "Esperamos que esta colecção de imagens altere a percepção do público sobre o nascimento humano e nos relembre que existem muitas opções diferentes no momento de dar à luz nos nossos bebés."

As imagens vencedoras da edição anterior do concurso Birth Becomes Her também conheceram publicação no P3 e podem ser revistas aqui.

2
1