expresso.ptexpresso.pt - 12 fev 15:53

Bispos catalães pedem “perdão” e prometem esclarecer casos de abusos a menores

Bispos catalães pedem “perdão” e prometem esclarecer casos de abusos a menores

Os bispos das dioceses catalãs comprometem-se a atuar "com determinação para proteger crianças e adultos vulneráveis, eliminando todos os tipos de tolerância ou ocultação e erradicar” das suas comunidades toda “a cultura do abuso sexual, económico, de poder e de consciência”

.

Os responsáveis das dez dioceses catalãs reiteram o seu “firme compromisso com o cumprimento da legislação vigente: canónica e civil”.

"Estamos atentos ao que o Papa Francisco, reunido em breve com os presidentes das conferências episcopais do mundo, determine para combater estas ações desonestas e criminosas que tanto afetam a mensagem do Evangelho", acrescentam os prelados.

Os bispos também endossam a orientação do papa no sentido de que "o abuso sexual é um pecado horrível, completamente oposto e em contradição com o que Cristo e a Igreja” ensinam.

A Conferência Episcopal Tarraconense é uma congregação que integra os bispos das províncias eclesiásticas de Tarragona e Barcelona, que compõem o território das comunidades autonómicas da Catalunha e de Valência (Espanha) e Andorra.

3
1