www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 12 fev 12:42

Juventus pondera avançar com emissão de obrigações

Juventus pondera avançar com emissão de obrigações

O clube italiano que contratou Cristiano Ronaldo no ano passado tem luz verde do conselho de administração para avançar com a emissão de obrigações no mercado europeu de dívida.

O clube de futebol italiano pode vir a estrear-se no mercado europeu de obrigações em breve, avança a Bloomberg. Esta será a primeira vez que os investidores terão a oportunidade de financiar a Juventus. 

A equipa de Cristiano Ronaldo planeia ir buscar 150 milhões de euros ao mercado numa linha de obrigações com o prazo de cinco anos. O banco norte-americano Morgan Stanley e o italiano UBI deverão ficar responsáveis pela operação. 

A possibilidade de emitir obrigações numa ou várias tranches, até à data limite de 30 de junho, foi aprovada pelo conselho de administração do clube liderado por Andrea Agnelli. A Juventus aponta para um montante entre 100 a 200 milhões de euros reservado a investidores qualificados, nomeadamente fundos de investimento.

"A resolução [do conselho de administração] pretende dar à empresa os recursos financeiros necessários para os seus objetivos empresariais gerais, agilizando a estrutura e a maturidade da dívida", esclarece o clube em comunicado. A maturidade será determinada pelas "oportunidades oferecidas pelo mercado". 

Esta será a estreia da Juventus no mercado de obrigações, mas outros clubes europeus já tinham optado por operações semelhantes no passado. Foi o caso do Inter de Milão que levantou 300 milhões de euros a cinco anos em dezembro de 2017 com uma taxa de juro de 4,8%.  
Recorde-se que a Juventus juntou-se ao principal índice bolsista italiano em dezembro do ano passado. As ações têm oscilado com Cristiano Ronaldo: primeiro dispararam com a contratação do português, mas depois voltaram a baixar devido aos problemas judiciais que o jogador enfrenta. 

A Juventus tem um valor de mercado de cerca de 1,2 mil milhões de euros, o que a torna a maior empresa do Stoxx Europe Football Index, segundo a Bloomberg. A equipa está a caminho de conquistar o oitavo campeonato nacional consecutivo. Está em primeiro lugar com 11 pontos de distância do segundo.
4
1