observador.ptobservador.pt - 17 jan. 15:51

Colômbia. Atentado com carro bomba em escola de polícias mata oito pessoas

Colômbia. Atentado com carro bomba em escola de polícias mata oito pessoas

Um carro bomba explodiu na Escola Polícia Geral de Santander, em Bogotá, depois de lhe ter sido impedida a passagem pela segurança. Condutor está entre os mortos.

Um atentado com carro bomba matou pelo menos oito pessoas na Escola de Polícia Geral de Santander, em Bogotá, capital da Colômbia. Há ainda 38 feridos na sequência deste incidente, que as autoridades estão a tomar como um ato de terrorismo. Estes números foram avançados pelo Ministério da Defesa da Colômbia.

O jornal El Tiempo dá conta que os primeiros relatos do incidente referem que tudo aconteceu depois de um homem, que ia ao volante de um carro, se ter dirigido à portaria daquele quartel que forma polícias. Ao ser-lhe impedida a passagem, o homem acelerou contra uma parede e o carro explodiu. De acordo com o que está a ser dito em diferentes media colombianos, o carro estava dentro da escola de polícias à altura da explosão.

Momentos de angustia se viven a esta hora en la Escuela de Oficiales General Santander de Bogotá, donde se presentó una explosión que dejó cinco muertos y 10 personas heridas. pic.twitter.com/5HD8m7hGtR

— El País Cali (@elpaiscali) January 17, 2019

O condutor está entre os mortos deste atentado. Entre as restantes vítimas, pelo menos três chegaram a ser transportadas para um hospital próximo, onde acabaram por morrer.

Imágenes de viviendas afectadas por explosión en la Escuela General Santander de Bogotá. #InfoBogotaET pic.twitter.com/PEyIfHubU9

— EL TIEMPO Bogotá (@BogotaET) January 17, 2019

Conforme o vídeo acima indica, o impacto da explosão partiu alguns vidros de um prédio que está nas imediações da Esocla Geral de Polícias de Santander.

Vamos al lugar de los hechos. He dado órdenes a la Fuerza Pública para determinar los autores de este ataque y llevarlos a la justicia. Todos los Colombianos rechazamos el terrorismo y estamos unidos para enfrentarlo. COLOMBIA se entristece pero no se doblega ante la violencia.

— Iván Duque (@IvanDuque) January 17, 2019

O Presidente da Colômbia já se pronunciou sobre o sucedido, referindo que se ia deslocar para o local. “Dei ordens às forças de segurança pública para que os autores deste ataque sejam determinados e levados à justiça. Todos os colombianos condenam o terrorismo e estamos unidos para enfrentá-lo. A Colômbia entristece-se mas não se verga perante a violência”, escreveu o chefe de Estado colombiano no Twitter.

Dolor por nuestros policías fallecidos. Solidaridad y cariño hacia sus familias. Fortaleza al pueblo colombiano !! El terrorismo jamás nos doblegara en el compromiso de fortalecer instituciones ,desarrollar a Colombia y luchar contra la corrupción.

— Marta Lucía Ramírez (@mluciaramirez) January 17, 2019

Também a vice-Presidente classificou o incidente de ato terrorista. “O terrorismo jamais nos vergará perante o compromisso de fortalecer instituições, desenvolver a Colômbia e lutar contra a corrupção”, escreveu Marta Lucía Ramírez no Twitter.

NewsItem [
pubDate=2019-01-17 16:51:43.0
, url=https://observador.pt/2019/01/17/colombia-atentado-com-carro-bomba-em-escola-de-policias-quatro-pessoas/
, host=observador.pt
, wordCount=426
, contentCount=1
, socialActionCount=5
, slug=2019_01_17_801491985_colombia-atentado-com-carro-bomba-em-escola-de-policias-mata-oito-pessoas
, topics=[colômbia, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]