observador.ptobservador.pt - 17 jan. 19:00

Abel Ferreira elogia Nacional, mas assume um Sporting de Braga para vencer

Abel Ferreira elogia Nacional, mas assume um Sporting de Braga para vencer

Os minhotos terão tido pouco tempo de preparação do jogo com o Nacional, na sexta-feira, por terem jogado na terça para a Taça de Portugal. Ainda assim, o treinador assume uma equipa para vencer.

O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, frisou esta quinta-feira o pouco tempo de preparação do jogo com o Nacional, na sexta-feira, da 18.ª jornada da I Liga de futebol, mas assumiu uma equipa para vencer. Os minhotos jogaram na terça-feira para a Taça de Portugal (vitória 2-0 sobre o Desportivo das Aves) e vão voltar a jogar apenas 72 horas depois, na Madeira.

“Se dissesse que não [é uma vantagem], estaria a mentir. Quem tem uma semana limpa tem mais tempo para preparar a partida e o plano de jogo”, disse, antevendo um “terreno pesado e algo escorregadio” na Choupana.

Abel Ferreira lembrou ainda a sobrecarga de jogos desde dezembro: “Temos jogado sobretudo fora e temos feito muitas viagens, ao sul e ao centro do país, temos que ter uma atenção redobrada à recuperação dos jogadores e fazer uma gestão coerente dos recursos que possuímos.”

O técnico arsenalista deixou elogios ao Nacional, equipa que tem o pior ataque da I Liga em casa, com apenas cinco golos (os mesmos que o Boavista, mas os axadrezados têm menos um jogo no Bessa).

“Muitas vezes olha-se só para os resultados e esquece-se o processo, mas ainda no último jogo do Nacional [derrota caseira com o Belenenses por 1-0] o resultado não foi justo, mandaram duas bolas ao ferro e tiveram inúmeras oportunidades de golo. A ideia e o processo estão lá, estão num bom momento e são uma equipa completamente diferente da que defrontámos” (na primeira jornada, os bracarenses venceram por 4-2).

Apesar das dificuldades que disse esperar, o treinador assumiu um Sporting de Braga a tentar vencer “desde o primeiro minuto” através “das três formas de fazer mossa no adversário: bolas paradas, contra-ataques e ataque posicional”.

Expulso no empate em Portimão (1-1), na 16.ª jornada, Abel Ferreira desmentiu o relatório do árbitro Fábio Veríssimo. “O palavrão que está lá [no relatório] é mentira, o resto é verdade. Disse que fui expulso por ter gesticulado, prometo a partir de agora ver os jogos com algemas nas costas para não mexer os braços. O futebol é um jogo de emoções e todos os intervenientes nos jogos têm que ter sensibilidade para percebê-las. Não se pode abusar da autoridade”, afirmou.

Wilson Eduardo tem estado em destaque nos minhotos e já leva 10 golos em todas as competições, como são exemplo o bis que carimbou o acesso às meias-finais da Taça de Portugal diante dos avenses. “Vamos a meio da época e temos jogadores a bater recordes individuais. Isso tem que ver com o compromisso dos jogadores com a equipa”, disse.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 37 pontos, e Nacional, 12.º, com 19, defrontam-se às 18h45 de sexta-feira, no Estádio da Madeira, no Funchal.

NewsItem [
pubDate=2019-01-17 20:00:14.0
, url=https://observador.pt/2019/01/17/abel-ferreira-elogia-nacional-mas-assume-um-sporting-de-braga-para-vencer/
, host=observador.pt
, wordCount=444
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_17_448393291_abel-ferreira-elogia-nacional-mas-assume-um-sporting-de-braga-para-vencer
, topics=[desporto, futebol, sporting de braga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]