www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 17 jan. 18:31

Mesa do Conselho Nacional recusa apreciar pedido para ouvir Montenegro

Mesa do Conselho Nacional recusa apreciar pedido para ouvir Montenegro

O pedido apresentado pelo presidente da câmara de Viseu para que os argumentos de Luís Montenegro fossem ouvidos na reunião em curso no Porto foi rejeitado pela Mesa do Conselho Nacional do PSD.
A Mesa do Conselho Nacional do PSD recusou, no início dos trabalhos, apreciar o pedido de Almeida Henriques para que Luís Montenegro pudesse falar hoje aos conselheiros, dizendo que se o próprio pretendesse participar deveria ter enviado um pedido.

Segundo conselheiros presentes, esse assunto foi tratado logo no início na reunião, ainda antes do discurso do presidente do PSD, Rui Rio, a defender a moção de confiança à sua direção.

A presença de Luís Montenegro tinha sido defendida pelos seus apoiantes e o vice-presidente da mesa do Conselho Nacional Almeida Henriques apresentou há dois dias um pedido nesse sentido.

O presidente da Mesa, Paulo Mota Pinto, argumentou que, não tendo recebido do próprio um pedido para ser ouvido, nem sequer se iria pronunciar.

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro disse hoje à Lusa estar a "menos de meia dúzia" de minutos a pé do hotel onde decorre o Conselho Nacional do partido, estando disponível para aí falar "se fosse convidado".

Montenegro disse estar a trabalhar no seu escritório, no Porto, no Mercado do Bom Sucesso, que fica "a meia dúzia de minutos a pé" do hotel na Avenida da Boavista.

O Conselho Nacional do PSD está reunido desde cerca das 17:40 para debater e votar uma moção de confiança política à direção, apresentada pelo presidente do partido, Rui Rio, depois de Luís Montenegro ter desafiado o líder a convocar diretas.

Rio rejeitou o repto de antecipar as eleições -- completou no domingo metade do seu mandato, um ano -- mas pediu ao órgão máximo do partido entre Congressos que renovasse a confiança na sua Comissão Política Nacional.

De acordo com os estatutos do PSD, "as moções de confiança são apresentadas pelas Comissões Políticas e a sua rejeição implica a demissão do órgão apresentante".
NewsItem [
pubDate=2019-01-17 19:31:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/mesa-do-conselho-nacional-recusa-apreciar-pedido-para-ouvir-montenegro
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=287
, contentCount=1
, socialActionCount=3
, slug=2019_01_17_2113776405_mesa-do-conselho-nacional-recusa-apreciar-pedido-para-ouvir-montenegro
, topics=[comissão política nacional, política, psd; conselho nacional, paulo mota pinto, luís montenegro, rui rio, almeida henriques]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]