www.publico.ptpublico.pt - 17 jan. 17:30

Carlos Carreiras alerta que poder só chegará com "geringonça" à direita

Carlos Carreiras alerta que poder só chegará com "geringonça" à direita

Presidente da Câmara de Cascais considera que Rio 'deve ir às próximas eleições', mas, antes, deverá 'corrigir os erros' que tem cometido.

Carlos Carreiras, antigo vice-presidente do PSD, alertou esta quinta-feira para o facto de o centro e a direita só voltarem "ao poder com uma 'geringonça' de sinal contrário", manifestando "expectativa baixa" relativamente ao conselho nacional social-democrata que decidirá o futuro da actual direcção.

"Não estou à espera que se inverta este processo de descida que o PSD tem vindo a sentir", disse o antigo 'vice' de Pedro Passos Coelho, no dia em que o órgão máximo entre congressos do partido vai votar uma moção de confiança à direcção de Rui Rio.

Em declarações aos jornalistas à margem de um evento em Cascais, onde preside à Câmara Municipal, Carlos Carreiras manifestou um "sentimento de grande preocupação" quanto ao futuro do PSD, antecipando que "o conselho nacional, seja qual for o resultado, não fará a inversão desse processo".

"Estou convencido de que vai passar [a moção de confiança à direcção de Rui Rio]", antecipou, embora considerando que o partido só terá hipóteses de vingar "se houver a percepção dos erros que foram sendo cometidos" e a iniciativa de os corrigir.

Mas, como as partes "não têm a percepção dos erros, dificilmente terão a capacidade de os corrigir", sustentou.

O autarca de Cascais admitiu os "erros" da actual direcção, mas recusou-se a "estigmatizar" a questão entre "os bons e os maus", considerando "não aconselhável que o PSD ande a discutir problemas de ordem interna" em vez de fazer oposição ao Governo de António Costa.

Carreiras considerou que Rio "deve ir às próximas eleições", mas, antes, deverá "corrigir os erros" que tem cometido, lembrando que preside à maior autarquia liderada pelo PSD e que nunca foi ouvido pelo líder do partido.

E, quanto às expectativas sobre o conselho nacional, Carlos Carreira disse pensar que "vai ficar tudo na mesma".

"Mas, fica tudo para pior. Ao contrário do que dizia a doutor Marques Mendes, acho que perderam os dois. E acho que o PSD está em sentido de perda, quando o PSD tem de virar e passar ao sentido de ganho".

NewsItem [
pubDate=2019-01-17 18:30:21.0
, url=https://www.publico.pt/2019/01/17/politica/noticia/carlos-carreiras-alerta-so-chegara-geringonca-direita-1858320
, host=www.publico.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_17_1743322468_carlos-carreiras-alerta-que-poder-so-chegara-com-geringonca-a-direita
, topics=[psd]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]