www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 17 jan. 17:11

Associação Mutualista aumenta capital do banco Montepio em 50 milhões

Associação Mutualista aumenta capital do banco Montepio em 50 milhões

Essa decisão, explica, foi tomada depois de o banco ter contactado potenciais investidores e ter decidido não avançar.

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) foi recapitalizada em 50 milhões de euros pela Associação Mutualista Montepio, após a administração do banco ter decidido não avançar com uma emissão de dívida por condições adversas nos mercados, foi esta quinta-feira divulgado.

De acordo com a informação enviada à Lusa pelo banco, a anterior administração do banco (liderada por Félix Morgado) tinha previsto emitir obrigações subordinadas, mas “o atual Conselho [de Administração, liderado por Carlos Tavares] entendeu não ser necessário concretizar a operação, por não ser estritamente necessária”. Essa decisão, explica, foi tomada depois de o banco ter contactado potenciais investidores e ter decidido não avançar, “dadas as condições de mercado no final do ano passado”.

“Pese embora nunca ter estado em causa — em qualquer momento – o cumprimento dos rácios de capital, a CEMG optou ainda assim por reforçar os atuais níveis de solvabilidade através de um private placement de obrigações subordinadas junto do acionista, por um montante mais baixo, de 50 milhões de euros”, refere a informação enviada à Lusa.

A informação diz ainda que “esta operação não implicou aumento de exposição da Associação Mutualista à CEMG dados os vencimentos de outra dívida do banco, detida pela Associação Mutualista”. A notícia da recapitalização do banco Montepio pelo seu principal acionista foi hoje de manhã avançada pelo jornal online Eco.

NewsItem [
pubDate=2019-01-17 18:11:21.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/banca/associacao-mutualista-aumenta-capital-do-banco-montepio-em-50-milhoes/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=217
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_17_163730780_associacao-mutualista-aumenta-capital-do-banco-montepio-em-50-milhoes
, topics=[montepio, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]