observador.ptobservador.pt - 17 jan. 17:32

Ministro do Ambiente diz que plástico descartável está a caminho do fim na administração pública

Ministro do Ambiente diz que plástico descartável está a caminho do fim na administração pública

Ministro do Ambiente quer erradicar os plásticos descartáveis de vez. Desde o início do ano, foi proibida a aquisição do material para a administração e empresas públicas. Restam apenas os "stocks".

Os serviços do Ministério do Ambiente erradicaram desde o princípio do ano todos os plásticos descartáveis e o mesmo irá acontecer progressivamente em toda a administração pública, garantiu à Lusa o ministro do Ambiente.

“No Ministério do Ambiente já ninguém está a usar garrafas de plástico nem palhinhas nem palhetas nem copos de café de plástico e o mesmo estará certamente a acontecer em toda a administração pública”, disse João Pedro Matos Fernandes em declarações à Lusa.

Desde o dia 1 de janeiro que estão proibidos todos os concursos públicos de aquisição de material para a administração e empresas públicas, mas o ministro admite que haja ainda stocks por gastar e que “alguns departamentos” ainda os possam estar a usar, mas “certamente que está mesmo a acabar”.

Em outubro de 2018, o Governo aprovou uma resolução para reduzir o consumo de plástico e papel na administração pública para promover “a redução da produção de resíduos, bem como a sua reutilização e reciclagem, com vista ao sucesso na transição para uma economia circular”, um modelo assente na reutilização e na redução do consumo e desperdício.

No compromisso assumido pelo executivo estão abrangidos copos para café, água ou outras bebidas, pratos e taças, talheres, palhinhas e palhetas de plástico, garrafas (exceto das máquinas automáticas), devendo privilegiar-se garrafas reutilizáveis e pontos de enchimento de água da torneira. Os sacos de plástico também terão de ser substituídos por embalagens de papel, com exceção dos sacos para lixo indiferenciado.

NewsItem [
pubDate=2019-01-17 18:32:50.0
, url=https://observador.pt/2019/01/17/ministro-do-ambiente-diz-que-plastico-descartavel-esta-a-caminho-do-fim-na-administracao-publica/
, host=observador.pt
, wordCount=240
, contentCount=1
, socialActionCount=4
, slug=2019_01_17_1174820170_ministro-do-ambiente-diz-que-plastico-descartavel-esta-a-caminho-do-fim-na-administracao-publica
, topics=[tecnologia, ambiente, política, ciência, plástico, ministério do ambiente]
, sections=[ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]