rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 16 jan. 06:27

O pragmático PSD

O pragmático PSD

De tanto pragmatismo, o PSD arrisca-se a ser sobretudo uma agência de empregos.

O PSD nunca teve uma ideologia clara. O próprio nome do partido obriga a explicar aos estrangeiros que se trata de uma força política de centro-direita, e não de centro-esquerda (como é, por exemplo, o SPD alemão). O nome inicial era PPD - Partido Popular Democrático - e só mudou para PSD porque Sá Carneiro tentou filiá-lo na Internacional Socialista. Mário Soares impediu essa filiação.

Mas, desde o início, o PPD-PSD (como lhe chamava o seu ex-militante Santana Lopes) era anticomunista e lutava por uma democracia não tutelada pelos militares. Nesses combates, estava em geral ao lado do PS. No plano económico, o PSD era mais amigo da iniciativa empresarial, a certa altura atraindo empresários e gestores relativamente jovens.

Não faltaram cisões internas no partido, quase desde a sua fundação. Sá Carneiro viu o seu partido dividir-se em dois na Assembleia da República - e, meses depois, integrado na Aliança Democrática (com o CDS e o Partido Popular Monárquico), ganhou as eleições e tornou-se governo.

O atual PS governa com o apoio parlamentar do PCP e do Bloco de Esquerda. Uma novidade que, provavelmente, não se repetirá, mas que mostra como a grande divisão política já não passa por ser a favor ou contra o coletivismo marxista, hoje desacreditado. Há outras causas, desde a integração europeia às migrações, passando pelo populismo.

Tal não implica, porém, que um partido possa dispensar a ideologia política e ser apenas “pragmático”.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 07:27:28.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/137525/o-pragmatico-psd
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=233
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_16_968608131_o-pragmatico-psd
, topics=[opinião, francisco sarsfield cabral]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]