exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 16 jan. 09:36

DuckDuckGo vai passar a mostrar mapas da Apple

DuckDuckGo vai passar a mostrar mapas da Apple

O motor de busca focado na privacidade dos utilizadores anunciou uma parceria com a Apple para passar a mostrar os mapas da empresa de Cupertino ao lado de resultados de pesquisas

O DuckDuckGo vai passar a usar os Apple Maps para mostrar pequenas porções de mapas em pesquisas localizadas e, para resultados mais abrangentes, mostrar um separador à parte. Esta solução vai substituir o MapBox, o OpenStreetMap e alguma tecnologia proprietária especializada em mapas, explica o CEO Gabriel Weinberg, citado pela Cnet.

Os responsáveis do motor de busca explicam que conseguiram um equilíbrio entre não guardar informação pessoal dos utilizadores e oferecer uma boa experiência de utilização em pesquisas relacionadas com localização. A empresa não envia informação identificável como o endereço IP para a Apple ou outros parceiros. «Em pesquisas locais, onde a informação de localização aproximada é enviada pelo browser, nós ignoramo-la completamente», afirma o comunicado.

O foco na privacidade dos utilizadores da Internet tem ganho cada vez mais destaque, especialmente numa altura em que há registo de várias vulnerabilidades que expõem os dados de utilizadores e surgem escândalos como o Cambridge Analytica.

A Apple e a DuckDuckGo não comentaram os detalhes sobre esta parceria.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 10:36:16.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-01-16-DuckDuckGo-vai-passar-a-mostrar-mapas-da-Apple
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=163
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_16_306394769_duckduckgo-vai-passar-a-mostrar-mapas-da-apple
, topics=[duckduckgo, tecnologia, cupertino, openstreetmap, mapbox, apple maps, mercados]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]