mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 16 jan. 11:17

"15 Memórias do Fogo": websérie sobre incêndios de outubro de 2017 selecionada para festival argentino

"15 Memórias do Fogo": websérie sobre incêndios de outubro de 2017 selecionada para festival argentino

A websérie "15 Memórias do Fogo", que conta 15 histórias em torno dos grandes fogos de outubro de 2017, foi selecionada para o Buenos Aires Web Festival, na Argentina, ...

Esta websérie documental "será o único representante de Portugal neste importante festival de cinema web, que premeia as melhores produções mundiais da especialidade", sublinham os dois jovens realizadores do documentário, Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, em nota de imprensa.

O festival decorre na capital argentina, entre 26 e 28 de março, sendo que a presença da websérie neste evento representa "o reconhecimento internacional" do trabalho dos dois jovens realizadores, mas, "acima de tudo, leva além-fronteiras a voz dos lesados e as consequências deste incêndio".

"Colocámos o cinema ao serviço das pessoas. Que, no mínimo, tenha uma função de sensibilização para não se repetir", afirmam os dois jovens, naturais de Arganil e Oliveira do Hospital.

Continuar a ler

A websérie documental "15 memórias do fogo" estreou-se em janeiro de 2018, com o objetivo de dar voz e visibilidade às pessoas afetadas, através de 15 testemunhos sobre os fogos de outubro de 2017.

Na série documental, a memória do que foi o 15 de outubro é como se fosse "a cabeça do polvo", o ponto de partida de cada um dos testemunhos para depois se falar de consequências económicas, sociais e psicológicas ou sobre perspetivas de futuro, contou na altura à Lusa o realizador Tiago Cerveira.

Em "15 memórias do fogo", há a história de um jovem de 34 anos que se salva das chamas quando decide ir atrás de um javali à procura de uma zona não queimada, mas também relatos centrados nas consequências, como a de um jovem agricultor que perdeu hectares de olivais centenários ou de uma pessoa que perdeu a sua casa.

Tiago Cerveira, fotógrafo e realizador, é o responsável pelo projeto de vídeo e fotografia sobre a Serra da Estrela e a Beira Serra "O Meio e a Gente", e o designer Rodrigo Oliveira é presidente da SOS Arganil, associação criada após os incêndios de outubro.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-01-16 12:17:44.0
, url=https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/15-memorias-do-fogo-webserie-sobre-incendios-de-outubro-de-2017-selecionada-para-festival-argentino
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=343
, contentCount=1
, socialActionCount=16
, slug=2019_01_16_1973016814_-15-memorias-do-fogo-webserie-sobre-incendios-de-outubro-de-2017-selecionada-para-festival-argentino
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]