eco.sapo.pteco.sapo.pt - 16 jan. 08:38

Altmaier sugere mais tempo para concretização do Brexit

Altmaier sugere mais tempo para concretização do Brexit

Peter Altmaier diz que, se o Reino Unido pedir mais tempo para a concretização do Brexit, é um pedido "razoável" e que a União Europeia deve aceitá-lo.

Perante o chumbo do acordo para o Brexit no Parlamento britânico, a incerteza e as dúvidas em torno da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) aumentaram. Peter Altmaier, ministro da Economia da Alemanha, considera que a União Europeia deveria dar mais tempo ao Reino Unido para o país conseguir concretizar a saída de forma organizada e ponderada.

“A União Europeia deveria permitir um tempo adicional para [o Reino Unido] alcançar uma posição clara do Parlamento e do povo britânico”, disse Peter Altmaier à rádio BBC, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). “Pessoalmente, eu veria isso como um pedido razoável”, acrescentou.

A extensão do Artigo 50.º foi, aliás, uma possibilidade admita pela União Europeia, disposta a prolongar o prazo estabelecido para a concretização do Brexit — dia 29 de março de 2018 — pelo menos até ao mês de julho. Resta saber se o Reino Unido irá, mesmo, fazer esse pedido.

Na noite passada, os deputados britânicos votaram no acordo negociado pelo Governo para o Brexit e ditaram o chumbo, com 432 votos contra. Theresa May disse, após a votação, que vai voltar ao Parlamento no próximo dia 21 de janeiro, indicando os próximos passos a dar. Nesse dia dará a conhecer o “Plano B” do Brexit, que poderá, de facto, passar por um adiamento da data oficialmente marcada para a saída.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 09:38:46.0
, url=https://eco.sapo.pt/2019/01/16/ministro-da-economia-da-alemanha-sugere-mais-tempo-para-concretizacao-do-brexit/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=226
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2019_01_16_1855666234_altmaier-sugere-mais-tempo-para-concretizacao-do-brexit
, topics=[brexit]
, sections=[]
, score=0.000000]