pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 16 jan. 08:00

Apple queixa-se que Qualcomm recusou vender-lhe modems para iPhones

Apple queixa-se que Qualcomm recusou vender-lhe modems para iPhones

A mais recente sessão de tribunal revelou que a Apple quis usar modems da Qualcomm nos seus novos iPhones, mas viu os seus intentos rejeitados.

O choque entre a

Todo o processo que decorre entre estas empresas parece estar agora a entrar numa nova fase. As sessões têm trazido novas informações, que revelam os bastidores das relações entre as empresas.

Qualcomm recusou-se a vender modems LTE para os iPhone

O COO da Apple, Jeff Williams, revelou agora que as relações complicaram-se durante o ano passado. Tudo terá sido, naturalmente, como resultado dos processos que a Apple tinha já lançado contra a Qualcomm.

Em concreto, Jeff Williams declarou que a Apple pretendeu usar os modems da Qualcomm nos novos iPhones, lançados em 2018. O problema veio com a recusa da Qualcomm em vendê-los, obrigado à procura de outro fornecedor.

A Apple terá problemas nos iPhones com esta situação

Aparentemente a escolha acabou por recair na Intel, o que se revelou prejudicial para a Apple, por várias razões. A primeira esta na velocidade destes modems, que é substancialmente inferior aos da concorrente.

Esta diferença já foi provada antes, aparentemente quando a empresa de Cupertino optou por usar nos seus iPhones os modems LTE das duas empresas, ao mesmo tempo. Na altura foram muitos a detetar a diferença e a reportar o problema.

Outro problema, está no impedimento indireto da Apple em lançar os iPhones com 5G. A Intel uma vez que apenas espera lançar a sua proposta em 2020, irá atrasar os planos da Apple em, pelo menos, 2 anos.

Uma derrota da Qualcomm na Alemanha

Mas o embate entre estas 2 empresas não está limitado aos EUA. Na Alemanha, na cidade de Mannheim, um tribunal decidiu considerar nula a acusação de violação de patente num novo caso.

A Qualcomm já anunciou que ia recorrer desta decisão em breve. De notar que esta não invalida a decisão anterior, de banir a venda dos modelos mais antigos do iPhone.

Estes passos mostram a confusão que existe e que parece não ter um fim à vista. Para além da esperada decisão, surgem também as informações sobre a forma como estas empresas agem e se movimentam nos bastidores.

Apple exigiu mil milhões de dólares à Qualcomm para fabricar o modem do iPhone

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 09:00:09.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/apple-qualcomm-modems-iphones/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=342
, contentCount=1
, socialActionCount=3
, slug=2019_01_16_1668518151_apple-queixa-se-que-qualcomm-recusou-vender-lhe-modems-para-iphones
, topics=[apple, tecnologia, modems, iphones, qualcomm]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]