www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 15 jan. 20:44

Chumbo do acordo do brexit deverá ter "pouco impacto nos mercados"

Chumbo do acordo do brexit deverá ter "pouco impacto nos mercados"

Os economistas do RBC Capital Markets não antecipam ondas de choque nos mercados financeiros após o chumbo do acordo do brexit.

Os analistas e investidores já esperavam que o acordo alcançado entre o governo de Theresa May e a Comissão Europeia não passasse na Câmara dos Comuns. E essa expectativa deverá limitar as reações das bolsas e da libra à que resultou numa derrota pesada para a primeira-ministra britânica. O parlamento britânico rejeitou o acordo com 432 votos a favor e 202 contra.

“Para os mercados, pensamos que o desfecho deverá ter um impacto relativamente pequeno”, referem os economistas do RBC Capital Markets, numa nota a que o Dinheiro Vivo teve acesso. Detalham que “a reação da libra foi relativamente pequena. Caiu para 1,27 dólares na contagem decrescente para a votação antes de recuperar no rescaldo imediato”.

Os especialistas do banco dizem esperar uma reação moderada no mercado de dívida britânica esta quarta-feira. “Afinal de contas, este desfecho era o mais provável”, constata o RBC Capital Markets. Realçam que “apesar da magnitude da derrota importar, o resultado alcançado aparenta ser de dimensão suficiente para manter os mercados na expectativa de uma nova derrota quando chegar uma segunda votação”.

Os economistas do banco defendem que o grande impacto no mercado acontecer “quando tiver de ser seguido um caminho verdadeiramente alternativo que é improvável de se materializar nesta fase”.

No entanto, do lado político surgem alertas. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, avisou que o risco de um brexit desordenado aumentou. E pediu rapidez ao Reino Unido para clarificar as suas intenções.

NewsItem [
pubDate=2019-01-15 21:44:25.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/bolsa/chumbo-do-acordo-do-brexit-devera-ter-pouco-impacto-nos-mercados/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=236
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_01_15_957310299_chumbo-do-acordo-do-brexit-devera-ter-pouco-impacto-nos-mercados
, topics=[economia, brexit]
, sections=[economia]
, score=0.000000]