rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 15 jan. 07:31

​Novidades na campanha eleitoral

​Novidades na campanha eleitoral

Dantes, as inaugurações faziam parte das campanhas eleitorais. Agora, a campanha eleitoral em que o governo já entrou prefere anunciar grandes investimentos e medidas – para o futuro.

Até há pouco, as campanhas eleitorais – sobretudo nas eleições autárquicas – eram marcadas por uma chuva de inaugurações. Algumas delas úteis, outras nem tanto, como os pavilhões gimnodesportivos que, depois, muitos deles fraca utilização tiveram.

A novidade, agora, é anunciar grandiosos investimentos e importantes medidas para os próximos anos, promessas cuja concretização ninguém pode garantir, até porque muitas delas dependerão de governos futuros. Acabar com as propinas no ensino superior em 2030, por exemplo, é uma aspiração respeitável do ministro Manuel Heitor, mas não passa disso.

Também se anuncia a construção de novos hospitais, em Évora, por exemplo. É uma tentativa de desviar as atenções da situação dramática em que hoje se encontram muitos hospitais, cujos dirigentes se demitem sucessivamente por absoluta falta de meios humanos e materiais.

Onde as coisas foram mais longe foi no investimento ferroviário. O leitor talvez se lembre das críticas do PS à alegada obsessão pelo cimento – isto é, autoestradas – dos governos de Cavaco Silva. Pois os governos do PS que se seguiram nada fizeram para valorizar o transporte ferroviário, ao contrário do que prometeram. Os executivos chefiados por José Sócrates até levaram a construção de autoestradas a níveis claramente excessivos.

NewsItem [
pubDate=2019-01-15 08:31:33.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/137365/novidades-na-campanha-eleitoral
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=196
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_15_1954150629_-novidades-na-campanha-eleitoral
, topics=[opinião, francisco sarsfield cabral]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]