pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 jan. 22:00

Microsoft prepara-se para os ecrãs dobráveis com um novo Windows 10

Microsoft prepara-se para os ecrãs dobráveis com um novo Windows 10

A CES 2019 ficou marcada, entre outros temas, pelo advento dos smartphones dobráveis. Contudo, a Microsoft já estará a preparar o seu Windows 10 para a aplicação deste novo formato, dobrável, a ecrãs ainda maiores.

Em 2019 ficaremos a conhecer os primeiros smartphones dobráveis e, muito possivelmente, também os primeiros PCs. Já não falta muito para a Samsung apresentar o seu primeiro dispositivo móvel dobrável e, antes disso, já a Royole o fez.

Agora, de acordo com a imprensa internacional, a Microsoft será a próxima a apostar neste novo formato. Tal como avança a publicação Liliputing, o Windows 10 da Microsoft poderá ser adaptado para novos tipos de ecrãs.

Assim sendo, a Microsoft já estará a preparar uma versão especial do seu sistema operativo Windows 10. Desta feita, estando já perfeitamente preparado para ecrãs grandes e dobráveis.

Os ecrãs dobráveis não serão um exclusivo dos smartphones

Longe de ser uma revelação inédita, já há vários anos que circulam rumores de um dispositivo Microsoft com dois ecrãs. Um percursor do smartphone dobrável ou, mais concretamente, do computador dobrável.

Entretanto, as fabricantes de computadores também já mostraram sinais de interesse neste novo conceito. Numa primeira fase com dispositivos equipados com dois ecrãs. Um deles utilizado para apresentação de conteúdos, outro para o teclado e etc.

Mais concretamente, temos já alguns modelos da chinesa Lenovo como o Yoga Book C930 a explorar este conceito.

O próximo passo? Adaptar o sistema Windows 10 para ecrãs dobráveis. Algo que obrigará a Microsoft a trabalhar arduamente. Tudo isto para que todos as janelas, todas as barras e todos os menus se possam vir a adaptar a um novo formato de ecrãs.

A Microsoft estará a preparar uma versão especial do Windows 10

Caso dobre o ecrã, o sistema deverá ajustar automaticamente todos os componentes. Caso expanda o ecrã, o processo inverso deverá ter lugar, sem que isto resulte em obrigações extra para o utilizador.

O desafio é imenso, mas a Microsoft está ciente disso mesmo. De acordo a publicação The Verge, fontes próximas da Microsoft apontam exatamente nessa direção.

Mais concretamente, a Microsoft está ciente que o futuro passará pelo formato dobrável. Por conseguinte, estará já a preparar uma versão especial do Windows 10 que dará resposta aos novos desafios e cenários.

Em suma, para já é esta a indicação que temos. A tecnológica norte-americana terá encetado esforços para dar resposta aos novos desafios. Assim sendo, em breve poderemos começar a ver indícios disso mesmo nas próximas builds.

O potencial dos dispositivos dobráveis transcende em muito o vulgo smartphone. A Microsoft sabe disso.

NewsItem [
pubDate=2019-01-15 23:00:50.0
, url=https://pplware.sapo.pt/microsoft/microsoft-ecras-dobraveis-windows-10/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=383
, contentCount=1
, socialActionCount=14
, slug=2019_01_15_1881784045_microsoft-prepara-se-para-os-ecras-dobraveis-com-um-novo-windows-10
, topics=[tecnologia, ecrãs dobráveis, microsoft, windows]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]