eco.sapo.pteco.sapo.pt - 14 jan 13:01

Fitch mantém rating de Espanha em A-

Fitch mantém rating de Espanha em A-

Agência de notação financeira norte-americana Fitch considera que o país recuperou ao nível económico e prevê uma redução da dívida pública.

A agência de notação financeira Fitch mantém em A- a avaliação atribuída a Espanha, com perspetiva estável, o que significa que esta não deve ser alterada nos próximos meses.

“A forte recuperação económica de Espanha foi acompanhada por uma redução nos desequilíbrios macroeconómicos, incluindo um excedente contínuo nas contas correntes, uma redução da dívida privada e uma recuperação no setor financeiro”, afirma a agência em comunicado.

Segundo a Fitch, “a atividade económica continua a ser robusta”, prevendo um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,6% em 2018 e de 3,1% na média do período 2015-2018.

“A redução dos défices públicos continua a ser sustentada por um crescimento do PIB acima da tendência a longo prazo, e não por um ajustamento estrutural”, sublinha a Fitch, acrescentando esperar a redução do défice público de 3,1% do PIB em 2017 para 2,7% em 2018.

A agência também prevê uma “redução gradual do nível muito elevado da dívida pública, de 97,1% do PIB em 2018 para 94,5% em 2020″.

Quanto ao risco associado ao movimento de independência da Catalunha, a agência considera uma secessão “muito improvável”.

No entanto, admite que “possíveis tensões fortes e prolongadas representariam um risco” para o rating do país.

2
1