rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 14 jan 14:05

Morreu Oliveira Dias, antigo presidente do Parlamento e dirigente do CDS

Morreu Oliveira Dias, antigo presidente do Parlamento e dirigente do CDS

Marcelo recorda "um dos pais fundadores da democracia". Ferro Rodrigues lamenta perda de "um grande democrata".

O antigo presidente da Assembleia da República, deputado e dirigente do CDS Francisco de Oliveira Dias faleceu esta segunda-feira, disse à agência Lusa fonte oficial do parlamento. Tinha 88 anos.

Médico de profissão e presidente da Assembleia da República entre outubro de 1981 e novembro de 1982, o corpo de Francisco Oliveira Dias chegará hoje, pelas 17h00, à Capela Mortuária da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.

A missa de corpo presente realiza-se na terça-feira, pelas 10h00 da manhã, seguindo o funeral para o Cemitério de Benfica.

"A bandeira da Assembleia da República está a meia haste desde o final desta manhã", adiantou à agência Lusa a mesma fonte do parlamento.

Reagindo à morte de um dos seus antecessores, o atual presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, diz que recebeu a notícia da morte de "um grande democrata" com "enorme tristeza".

Para Ferro Rodrigues, perdeu-se "um cidadão ao qual o Parlamento e a República muito devem", um "notável político português".

Já Marcelo Rebelo de Sousa recorda "um dos pais fundadores" da democracia portuguesa, um homem com "uma personalidade discreta e de sólidos valores morais"que, ao longo da vidsa, se manteve "fiel aos princípios que marcaram toda a sua trajetória biográfica, feita na defesa da liberdade, da democracia e da dignidade da pessoa humana".

2
1