pplware.sapo.ptMaria Inês Coelho - 14 jan 15:16

Análise: Sony Xperia XZ3 - Ainda vale a pena?

Análise: Sony Xperia XZ3 - Ainda vale a pena?

O Sony Xperia XZ3 foi apresentado ao mundo em agosto do ano passado. As suas características fazem dele um smartphone de topo, com um desempenho fantástico, com funcionalidades únicas, mas com pormenores que nos fazem questionar se é ou não uma boa opção. Será que é ainda uma boa escolha? Hoje trazemos a resposta.

O Sony Xperia XZ3 apresenta-se com um processador que equipou os mais poderosos smartphones de 2018, o Snapdragon 845. Vem com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos até 512 GB através de cartão microSD.

Pela primeira vez, um smartphone da Sony recebe um ecrã com tecnologia OLED, ecrã este que se apresenta com 6 polegadas e com uma resolução de 1440 x 2880 píxeis. Este ecrã, tal como a traseira, tem vidro com proteção Gorilla Glass 5. É também resistente a água e poeiras, com certificados IP65 e IP68.

A câmara traseira do Xperia XZ3 tem 19 MP com abertura f/2.0 e tem capacidade de gravação a 2160p a 30fps e 1080p a 60fps. Consegue ainda gravar em slowmotion até 960fps. Na frente a câmara tem um sensor de 13 MP com abertura f/1.9.

O Sony Xperia XZ3 tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC, USB Tipo-C (sem jack de áudio de 3,5mm, mas com adaptador disponível) e ainda sensor de impressões digiais na traseira. A bateria que o equipa suporta carregamento rápido e sem fios e tem uma capacidade de 3300 mAh.

De notar que o modelo em análise é single-SIM LTE, não suportando desta forma a inclusão de dois cartões SIM.

Sony Xperia XZ3 – Em vídeo Construção e Design

O Xperia XZ3 tem uma estrutura em vidro com proteção Gorilla Glass 5, com as laterais tanto da frente como na traseira curvadas para uma maior ergonomia. Tem bons acabamentos e pormenores que o distinguem dos demais do mercado.

Nestes pormenores destaca-se o botão para o obturador, o slot para cartões que não exige clip para ser aberto e os altifalantes estão ambos posicionados na frente do smartphone.

O problema desta estrutura está na traseira e na localização da câmara e do sensor de impressões digitais que estão colocados demasiado abaixo do acesso mais fácil quando está a ser agarrado. O que aconteceu na maioria das vezes foi colocar o dedo na câmara em vez de o colocar no sensor. Ao tirar fotos na horizontal também aconteceu o dedo aparecer algumas vezes.

Apesar do aproveitamento do ecrã face à estrutura do smartphone não ser a mais eficiente, não merece reparo negativo.

Ecrã

O ecrã apresenta-se como o primeiro da marca com tecnologia OLED, um aspeto encarado de forma muito positiva.

Este ecrã tem 6 polegadas e a resolução é de 1440 x 2880 píxeis, com proporção já típica de 18:9. Os pretos são muito realistas, tão realistas que o tema do smartphone é em tons escuros que se perdem na estrutura e é notório o contraste.

Já em termos de brilho e brancos ainda se posiciona um pouco abaixo da concorrência. No entanto, com incidência de luz direta a visualização é muito boa.

Som

O som em stereo é uma característica antiga dos Sony, com dois altifalantes posicionados na frente do smartphone. A projeção de som é boa com um elevado volume no máximo. Contudo, os graves são pouco pronunciados, quando comparado com alguma concorrência, nomeadamente com a Huawei.

Desempenho

O Sony Xperia XZ3 vem equipado com o já bem conhecido Snapdragon 845, tem 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM. Já vem com Android 9, com interface de utilizador própria, com várias funcionalidades exclusivas e com alguma utilidade extra.

Não há dúvidas que a marca conseguiu criar um excelente equilíbrio entre hardware e software, com um desempenho de excelência. O teste de benchmarck no Antutu revelou mesmo a pontuação mais alta alcançada por um smartphone Android aqui nos nossos testes no Pplware, mais de 293 mil pontos.

É de realçar alguns pormenores da interface que o distinguem da concorrência:

  • A ouvir música, por exemplo, dá para incluir vibração
  • Tira fotos com dois toques no ecrã junto à borda
  • Tira screenshots com um toque longo no botão power
  • Inclui menu lateral de acesso rápido a apps, contactos ou definições, semelhante aos Galaxy da Samsung
  • Inclui funcionalidades 3D e de realidade aumentada interessantes, mas na realidade pouco úteis
Bateria

A bateria tem uma capacidade de 3330 mAh, não é grande capacidade, mas dura um dia inteiro e tem carregamento rápido e sem fios. Vem ainda com algumas tecnologias de gestão de bateria associadas, úteis para os momentos de maior necessidade de poupança.

Fotografia e vídeo

É de estranhar a marca dos sensores fotográficos que equipam tantos smartphones não ter aproveitado a tendência da câmara dupla no seu topo de gama. Além disso, já inclui tal tecnologia noutros modelos. Isto é algo que se reflete depois no resultado final e que a coloca atrás dos concorrentes, nalguns modos fotográficos.

A camara principal tem 19 MP e uma abertura pequena, de f/2.0, acabando por captar menos luz o que se reflete no resultado final em ambientes mais escuros.

O facto de não ter câmara dupla influencia na captação de fotos em modo retrato. Como estas são feitas a partir da captação de duas imagens, é necessário que a estabilização da câmara seja maior no momento de captar, já que vai demorar mais tempo do que acontece com as câmara duplas, ou mesmo outras câmaras que o fazem com recurso a software.

Não tem OIS, mas o EIS funciona razoavelmente bem. Grava a 4K e tem super slow motion a 960fps (é bom mas na realidade pouca gente tira partido disto).

Veredicto

O Sony Xperia XZ3 é de facto um smartphone muito interessante, o seu desempenho é incrível e a interface está muito interessante e com boas funcionalidades exclusivas.

Dados todos os aspetos positivos, destacando essencialmente o desempenho, o seu preço de cerca de 700 € acaba por ser justo. No entanto, a questão da câmara e os resultados fotográficos ficam um pouco aquém daquilo que é o esperado para esta gama de preços.

O Pplware agradece à Sony a cedência do smartphone para análise.

Sony Xperia XZ3 8.2 Dúvidas na classificação? DESIGN & CONSTRUÇÃO

8/10

Ecrã

8/10

Desempenho

10/10

Câmara

7/10

AUTONOMIA

8/10

Prós
  • Desempenho de excelência
  • Interface e funcionalidades extra
Contras
  • Qualidade fotográfica
8
1