www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 13 jan 05:00

Pela nova Europa fora

Pela nova Europa fora

Resolvi colocar a mochila às costas e revisitar os sítios onde se diz estar em construção uma Nova Europa: populista, nacionalista, alérgica à imigração descontrolada e às reguadas de Bruxelas. Eis um relato impressionista do que vi, ouvi e senti. Já não se pode ignorar aquela realidade com um simples resmungo - Opinião , Sábado.

Andar por Roma, Budapeste, Varsóvia e Viena, no começo de 2019, é percorrer símbolos de uma Europa que foi conquistada por símbolos politicamente incorretos.

A sul e a oeste, os velhos partidos continuam a governar, no meio de abstenção galopante nas urnas, e coletes de várias cores nas ruas. No centro, a hora é de deputados, autarcas, dirigentes associativos e ministros relativamente jovens, com um brilhozinho nos olhos, que dizem querer varrer as velhas perversões governamentais: corrupção, peculato, compadrio, secretismo, verborreia, autismo, "elitismo", discricionariedade e ineficácia.

Assine já a edição digital por 1€  para ler o artigo na íntegra ou encontre-o na edição em banca a 10 de janeiro de 2019.

5
1