pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 12 jan 11:00

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes: Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas...

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!

Esta tentativa de extorsão será mesmo real?

Boa noite

Preciso de ajuda por favor, recebi um email informando que a minha conta ou email (não sei, tenho vários emails e 3 ou 4 contas) foi acessada e que sabem a password, sendo que esta é referida mas já estive a ver e essa password terá sido uma que usei há muitos anos para aceder a um aplicativo, penso que foi o paltalk.

É dito que acedi a sites de sexo e que gravaram a tela e que gravaram a minha cam, ou seja eu, e ameaçam enviar para todos os meus contactos a não ser que pague cerca de 900 USD.

Não me parece ser verdade o que é dito, (embora tenho acedido uma vez outra aos tais sites que é mencionado) mas a password que mencionam corresponde, como já disse, a uma possível.

Não sei o que fazer, pode-me aconselhar sobre o devo fazer?

Agradeço desde já

Jorge Amador

Resposta:

Jorge,

Esse tipo de emails é realmente uma tentativa de extorsão, para que o utilizador ganhe medo e aceite a ameaça do atacante, principalmente para quem é mais “prevaricador” pela internet fora.

O esquema é simples e, com toda a certeza, acaba por apanhar alguém em quem colar, nos milhões de pessoas que os recebem.

É claro que há outros esquemas preocupantes e verídicos, que recorrem aos leaks de palavras-passe e conseguem enviar um ataque mais direcionado, com palavras-passe verdadeiras, que parece ser o caso.

O que deve fazer é alterar essa palavra-passe em todos os locais onde ainda a possa usar. Além disso, é também muito importante trocar regularmente a palavra-passe dos serviços mais relevantes que utiliza, principalmente devido a quebras de segurança que vão sendo conseguidas.

[Respondido por Hugo Cura]

Como ligar o meu Windows aos 2 NAS que tenho?

Boa tarde,

Estive a ver no vosso site informação sobre este tema e não encontrei o que preciso.

O que pretendo é que os meus dois NAS D-Link modelos DNS-320 e 320L possam ser acedidos no Explorador de ficheiros, de forma a poder copiar ficheiros (documentos, pdf’s, fotos e vídeos), de um PC para os discos NAS.

Agradeço antecipadamente o suporte que poderem dar, para poder ligar os dois discos da forma que pretendo.

Jorge Moreira

Resposta:

Jorge,

Para conseguir fazer o que pretende, deve adicionar os seus 2 NAS como unidades de rede.

O Pplware já explicou recentemente como o poderá fazer, bastando por isso que siga as instruções apresentadas no artigo que mostramos abaixo:

Lembramos que deve repetir este processo 2 vezes, uma para cada um dos 2 NAS que tem. Poderá também ter de repetir se quiser mais do que uma pasta em cada um destes NAS.

O nosso guia não refere, mas caso exista autenticação de acesso, esta será pedida na ligação às pastas

[Respondido por Pedro Simões]

Como transformar a minha TV numa Smart TV?

Boa tarde,

Para transformar uma TV em Smart TV, qual será o equipamento ideal?

A minha intenção será ligar a TV diretamente à internet e ver conteúdos por lá,

Tenho um smartphone e um tablet parados, dará para adaptar para ver conteúdos diretamente da TV?

Ou o ideal será uma box Android? Se sim qual aconselham?

Continuação de excelente trabalho,

Cumprimentos

João

Resposta:

João,

Existem 2 conceitos que pode explorar para conseguir o que pretende. Ambos têm formas diferentes de funcionar e até alcances diferentes.

O primeiro passa pela utilização de um equipamento tão simples como um Chromecast da Google. Este é uma forma mais simples e mais direta, ainda que com menos funcionalidades.

Basicamente, irá usar o seu tablet para enviar os conteúdos que quiser ver na TV. A condicionante é que terá de ser um serviço suportado pela Google.

Há formas alternativas de contornar este problema, mas terá sempre de ser controlado via telefone/tablet.

O segundo passa por usar uma Box Android, onde terá um equipamento dedicado ligado à TV. É, em analogia, como ligar um smartphone à TV e fazer dele o ecrã.

Aqui as possibilidade são muito maiores, podendo ter mais apps a ligarem-se diretamente e até o acesso a conteúdos que estão barrados ao Chromecast.

Tenha em atenção que existe uma diferença de preços entre as duas soluções, mas que pode ser considerada pequena, face ao que é oferecido.

Pondere qual das duas soluções se adequa ao que pretende e escolha o que quer comprar.

[Respondido por Pedro Simões]

Devo ou não comprar um monitor para ligar o portátil?

Olá,

Estou a planear adquirir um monitor da Samsung, modelo F591, de 27 polegadas.

https://www.samsung.com/pt/monitors/curved-cf591/

Na vossa opinião e tendo em conta que trabalho muitas horas com um portátil, acham que vale a pena investir num monitor externo com as características de curvatura como as do modelo a que me referi?

Grato pela vossa atenção.

Abraço.

José Jorge Matos

Resposta:

José,

A utilização de um monitor externo é sempre uma excelente opção, caso o possa fazer.

Mesmo com toda a qualidade que existe hoje em dia no hardware, que consegue taxas de refrescamento mais elevadas e que por isso cansa menos a vista, é sempre diferente usar um monitor.

Para além disso, o facto de ser curvo permite ter uma área maior num espaço mais reduzido e também uma melhor utilização para a vista.

Por isso, a nossa resposta é sim, vale a pena investir num monitor externo, que deverá usar sempre que possível.

[Respondido por Pedro Simões]

Atualizei o Windows 10 e agora só tenho o ecrã preto?

Preciso de vossa ajuda.

O meu portátil deixou de funcionar depois da actualização de outubro.

Eu ligo o PC e pouco depois fica com ecrã preto.

Não consigo encontrar contatos da Windows.

Meu nome é Helena Santos

Resposta:

Helena,

Esse problema deverá ser resolvido de forma simples. É, provavelmente, um problema de drivers, que ficaram incompatíveis com esta nova versão.

A primeira solução que lhe recomendamos é que procure no site do fabricante do seu computador uma atualização para esses mesmos drivers da placa gráfica.

Aproveite e atualize também os restantes, ficando assim o seu computador atualizado.

Se, porventura, este problema se mantiver, o que pode fazer é reverter a instalação da atualização e assim voltar ao ponto anterior.

Para o fazer deve aceder às Definições do Windows 10 e aceder a Atualizações e Segurança. Ai dentro encontra o separador Recuperação, onde deve ter a opção para reverter para a versão anterior do Windows 10.

Após esta recuperação o problema deverá mesmo estar resolvido.

[Respondido por Pedro Simões]

Posso contar com atualizações para o meu Doogee BL5000?

BOM ANO,

Sabem se vai haver e quando actualização do software para os Doogee BL5000?

Com tantas actualizações a decorrer é pena ainda estar com versão 7.0

Caso não haja alterações automáticas previstas, como posso “forçar” uma actualização ao meu BL5000?

Cumprimentos

Miguel Oliveira

Resposta:

Miguel,

Obrigado, retribuo os votos de um bom ano 2019.

Não existe qualquer informação acerca de atualizações previstas para o BL5000. Dada a data da última atualização, não é espectável que hajam novas atualizações, pelo menos à versão do sistema operativo (eventualmente ainda poderão haver atualizações de segurança).

Uma nova versão tem de ser “construída” por alguém. Para o BL5000, não existe.

Em todo o caso, à parte dos updates de segurança, o Android 7.0 não difere muito do Android 8 ou 9 em termos de funcionalidades. Não considere a “falta de suporte nas atualizações” só porque sim, sem que algo esteja realmente em falta ou a condicionar a atualização.

[Respondido por Hugo Cura]

Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

2
1