pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 12 jan 12:00

Google Chromecast Audio foi oficialmente descontinuado

Google Chromecast Audio foi oficialmente descontinuado

O fim do Google Chromecast Audio foi anunciado em primeira mão há poucos momentos. Contudo, os sinais já pairavam no ar, um deles sendo uma recente publicação na plataforma Reddit.

Apresentado em 2015, o Google Chromecast Audio é um pequeno, barato e simples gadget. Um pequeno dongle que permitia a transmissão de áudio para dispositivos sem acesso à internet. Agora, foi descontinuado pela Google.

Assim sendo, toda e qualquer coluna. Todo e qualquer altifalante ou sistema de som que tivesse a porta áudio P2, a entrada de sim ou o vulgo jack de 3.5 podia receber e reproduzir o áudio enviado através de um smartphone ou tablet.

O Google Chromecast Audio deixará saudades

Alimentado por um cabo USB, o Google Chromecast Audio foi um vencedor. Um produto universalmente aceite mas que, simplesmente, deixou ser ser competitivo aos olhos da Google.

A sua premissa, similar em natureza à do Chromecast convencional, focava-se apenas na transmissão de áudio. Por outras palavras, com este pequeno gadget qualquer altifalante, novo ou velho, tornava-se mais útil, dinâmico e “inteligente”.

O fim deste produto foi anunciado em primeira mão pela equipa do AndroidPolice há poucos momentos. Contudo, os sinais já pairavam no ar, um deles sendo esta recente publicação (thread) na plataforma Reddit.

Chromecast Audio Officially Discontinued from Chromecast

Entretanto a crescente popularidade das colunas e altifalante inteligentes veio acelerar este desfecho. Aliás, hoje em dia já é perfeitamente comum vermos um novo altifalante equipado com a Google Assistant e capacidades de streaming.

Reproduzia música do smartphone em qualquer altifalante

Nesse sentido veja-se o próprio Google Home mini lançado mais recentemente pela tecnológica norte-americana. Dotado de uma filosofia muito similar, peca apenas por não ter uma saída de áudio.

Assim sendo, o Home mini não pode dar nova vida e novas capacidades a um altifalante convencional e sem acesso à Internet. Algo que futuramente a empresa poderá (e deverá) corrigir.

Todavia, agora que foi descontinuado, talvez seja a altura perfeita para o comprar a um preço mais competitivo. Mais ainda, poderão consultar a análise completa e detalhada a este produto, aqui no Pplware.

Em suma, esta dongle era realmente útil e, ao contrário de outras, deixará saudades.

7
1