www.publico.ptpublico.pt - 12 jan 18:13

“Há uma tendência de repressão contra defensores de Direitos Humanos em praticamente todo o mundo”

“Há uma tendência de repressão contra defensores de Direitos Humanos em praticamente todo o mundo”

Das decisões de alto nível ao impacto no nosso quotidiano, neste programa falamos sobre a Europa que Conta, no âmbito da série especial do PÚBLICO que procura saber como as decisões tomadas em

Das decisões de alto nível ao impacto no nosso quotidiano, neste programa falamos sobre a Europa que Conta, no âmbito da série especial do PÚBLICO que procura saber como as decisões tomadas em Estrasburgo e Bruxelas têm impacto na vida diária dos cidadãos europeus.

No décimo episódio do programa, descobrimos mais sobre o apoio directo da União Europeia aos defensores de Direitos Humanos. A jornalista Joana Filipe conversa com Javier Roura, do Protect Defenders. O activista explica-nos porque foi criado este mecanismo de apoio aos defensores de direitos humanos e de que forma complementa outros instrumentos da União Europeia.

Ouvimos ainda um excerto da conversa com Vital Moreira, director nacional do Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democratização, integrado na rede Global Campus of Human Rights. Leia também a reportagem completa sobre esta rede de universidades que ensinam a lutar pelos Direitos Humanos.

Na rubrica Eurodeputado da semana da série A Europa que Conta, fomos ainda perguntar à eurodeputada Ana Gomes, eleita pelo Partido Socialista e que cumpre até Maio o seu terceiro e último mandato, o que fez na última semana. 

Este programa teve o apoio do Parlamento Europeu.

6
1