desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 11 jan 11:23

Sporting-FC Porto: Um 'clássico' bem equilibrado quando disputado no 'covil do leão'

Sporting-FC Porto: Um 'clássico' bem equilibrado quando disputado no 'covil do leão'

'Leões' e 'Dragões' já se defrontaram 230 vezes num duelo dominado pelo equilíbrio com uma ligeira vantagem portista: 83 vitórias contra 81 triunfos do Sporting....

O Sporting recebe no próximo sábado o FC Porto no Estádio de Alvalade num dos 'clássicos' do futebol português mais equilibrados das últimas temporadas.

Em casa, os 'leões' têm um claro domínio frente ao FC Porto nas várias competições uma vez que já que venceram mais de metade das receções aos azuis e brancos com 57 vitórias num total de 108 jogos.

Já a equipa de Sérgio Conceição procura a 10ª vitória consecutiva esta época para o campeonato nacional apresentando-se em Alvalade com uma vantagem de oito pontos sobre o Sporting e com a possibilidade de estabelecer um novo recorde no futebol português: 19 triunfos consecutivos em várias competições.

Jogar em Alvalade não tem sido tarefa fácil para o FC Porto uma vez que os portistas registam um total de 13 jogos sem vencer em casa do Sporting (sete empates e seis derrotas). O FC Porto não vence em Alvalade desde outubro de 2008, quando venceu os 'leões' por 1-2, sendo que a última vez que as duas equipas se encontraram foi nas meias-finais da Taça de Portugal com o triunfo do Sporting por 1-0.

Na temporada passada, Sporting e FC Porto defrontaram-se cinco vezes com os 'dragões' a vencerem em duas ocasiões e perderam apenas uma. Depois de dois empates (em Alvalade para o campeonato, em Braga na Taça da Liga, com vitória do Sporting no desempate por grandes penalidades), seguiram-se duas vitórias dos portistas, ambas no Dragão.

Curiosidades:

Albano é o principal goleador do confronto entre as duas equipas na Taça de Portugal, com oito golos em oito jogos.

Peyroteo é, de longe, o maior goleador do Clássico entre leões e dragões. O lendário avançado do Sporting marcou 23 golos em 25 jogos. Seguem-se Albano, João Cruz e Pinga, com 14 golos.

Virgílio, o Leão de Génova, é o jogador com mais clássicos entre Sporting e FC Porto disputados: o antigo jogador do FC Porto entrou em campo por 39 vezes.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email. Notificações SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
2
1