pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 dez. 01:00

Microsoft quer IA a detetar ataques de malware antes destes atingirem o Windows 10

Microsoft quer IA a detetar ataques de malware antes destes atingirem o Windows 10

O Windows Defender tem funcionado bem, mas a Microsoft quer agora levar esta proteção ainda mais longe e quer que a IA detete ataques de malware antes destes atingirem o Windows 10.

Com a chegada do Windows 10, a Microsoft criou um conjunto de ferramentas no Windows Defender, dedicadas a potenciar a segurança do seu sistema e a protgê-lo de forma muito mais ativa.

Se este tem funcionado bem, a Microsoft quer agora levar esta proteção ainda mais longe e quer que a IA detete ataques de malware antes destes atingirem o Windows 10.

A procura da segurança do Windows e dos dados dos utilizadores tem sido uma constante nos planos e nas ações da Microsoft. A empresa quer garantir que o seu sistema operativo seja imune a malware e a outras ameaças e começou já a procurar alternativas.

Para o conseguir quer que sejam desenvolvidos novos sistemas, que recorrendo à inteligência artificial consigam detetar esses mesmos ataques e que os combatam de imediato, garantindo que as ameaças nem chegam ao Windows 10.

A empresa tem por isso um novo concurso a decorrer, na bem conhecida plataforma Kaggle, onde procura que sejam apresentadas ideias e até protótipos de sistemas inteligentes e que garantam que detetam os ataques de malware antes que estes infetem o seu sistema operativo.

Para ajudar todos os que procuram participar neste desafio, a Microsoft tem disponíveis 9,4GB de dados fidedignos e reais, oriundos de 16,8 milhões de máquinas e completamente anonimizados, e que vão servir de base de trabalho para a criação dos diferentes mecanismos de deteção pela IA que vão a concurso.

Em jogo estão 25 mil dólares, que vão ser repartidos pelos 5 primeiros classificados. Até agora, o trabalho mais bem classificado tem uma eficiência de 68,9%, mas o mais provável é que este valor aumente significativamente até ao final da competição, no dia 13 de março de 2019.

Esta competição está a ser controlada pela equipa que desenvolve o Windows Defender, o que indica que, muito provavelmente, o trabalho vencedor vá ser integrado diretamente nesta ferramenta de segurança essencial ao Windows 10.

NewsItem [
pubDate=2018-12-15 02:00:06.0
, url=https://pplware.sapo.pt/microsoft/microsoft-ia-detetar-malware-windows-10/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=311
, contentCount=1
, socialActionCount=12
, slug=2018_12_15_838848803_microsoft-quer-ia-a-detetar-ataques-de-malware-antes-destes-atingirem-o-windows-10
, topics=[tecnologia, malware, ia, microsoft, windows, windows 10]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]