www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 14 dez. 20:37

Líderes dos 27 da UE dão luz verde para a criação de orçamento da Zona Euro

Líderes dos 27 da UE dão luz verde para a criação de orçamento da Zona Euro

A criação de um orçamento comum para a Zona Euro é uma proposta franco-alemã.

Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira uma reforma da Zona Euro, incluindo a criação de um orçamento para os países da moeda única europeia, divulgaram a chanceler alemã,

"Deve haver um orçamento da Zona Euro" no âmbito das reformas da zona da moeda única europeia hoje acordadas, afirmou a líder alemã, numa conferência de imprensa realizada após a reunião de dois dias do Conselho Europeu em Bruxelas.

A reunião dos chefes de Estado e de Governo dos 27 da UE "marcou a criação de um orçamento para a zona Euro com a inscrição deste objectivo e um claro mandato dado aos ministros [das Finanças] sobre este assunto", referiu, em outra conferência de imprensa, o Presidente francês.

"Há um ano muitos consideraram que era impossível. Nas últimas semanas conseguimos convencer os nossos parceiros mais relutantes", acrescentou Macron.

O objectivo é alcançar um acordo em Junho de 2019 sobre as características essenciais deste orçamento, que será incluído no orçamento da UE.

Entre os outros pontos da reforma da zona euro acordados hoje pelos 27 figura também um reforço do papel do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o dispositivo europeu de gestão das crises financeiras da zona euro que substitui desde 2012 o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e o Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira, que tinham sido criados em resposta à crise da dívida pública na zona Euro.

NewsItem [
pubDate=2018-12-14 21:37:29.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/lideres-dos-27-da-ue-dao-luz-verde-para-a-criacao-de-orcamento-da-zona-euro
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=225
, contentCount=1
, socialActionCount=7
, slug=2018_12_14_1675515416_lideres-dos-27-da-ue-dao-luz-verde-para-a-criacao-de-orcamento-da-zona-euro
, topics=[eua, bolsa, wall street, nasdaq composite, dow jones, standard & poor's 500, união europeia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]