www.publico.ptpublico.pt - 10 dez. 10:40

Em dia de greve, metro circula entre a Póvoa e Matosinhos

Em dia de greve, metro circula entre a Póvoa e Matosinhos

Greve inédita em 16 anos de história da Metro parou quase todas as linhas, mas há um troço a funcionar.

Das seis linhas da Metro do Porto, há um troço que está a funcionar entre a Fonte do Cuco (Matosinhos) e a Póvoa do Varzim. Convocada pelo Sindicato dos Maquinistas, a greve, inédita em 16 anos de história do Metro, iniciou-se às 00h00 desta segunda-feira e vai prolongar-se até às 6h00 de terça. 

O trânsito está muito mais complicado do que o habitual, com as estações de metro vazias no Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar, mas na Póvoa de Varzim o serviço está a ser realizado, ainda que de forma mais espaçada - em vez de 10 em 10 minutos, as composições circulam cerca de 25 em 25 minutos.

PÚBLICO - Com o metro parado, há mais autocarros e táxis a circular Com o metro parado, há mais autocarros e táxis a circular Adriano Miranda PÚBLICO - Nas estações, o aviso de greve está afixado e as portas não abriram Nas estações, o aviso de greve está afixado e as portas não abriram PÚBLICO - Autocarros estiveram cheios durante a manhã desta segunda-feira Autocarros estiveram cheios durante a manhã desta segunda-feira Adriano Miranda PÚBLICO - Turistas também foram apanhados pela paralisação Turistas também foram apanhados pela paralisação Adriano Miranda PÚBLICO - Na Estação da Trindade, uma das principais do Porto Na Estação da Trindade, uma das principais do Porto Adriano Miranda PÚBLICO - Em causa estão as reivindicações dos agentes de condução Em causa estão as reivindicações dos agentes de condução Adriano Miranda PÚBLICO - "Metro sem serviço por motivo de greve. Estação encerrada. Sem serviço comercial", diz o aviso "Metro sem serviço por motivo de greve. Estação encerrada. Sem serviço comercial", diz o aviso Adriano Miranda PÚBLICO - A greve da Metro do Porto iniciou-se às 00h00 desta segunda-feira A greve da Metro do Porto iniciou-se às 00h00 desta segunda-feira Adriano Miranda PÚBLICO - A rede do Metro do Porto conta com seis linhas A rede do Metro do Porto conta com seis linhas Adriano Miranda PÚBLICO - Nove mil pessoas podem ser transportadas por hora em cada linha Nove mil pessoas podem ser transportadas por hora em cada linha Adriano Miranda PÚBLICO - Paralisação termina terça-feira às 6h Paralisação termina terça-feira às 6h Adriano Miranda Fotogaleria Adriano Miranda

Um grevista explicou à SIC que foram "colegas não sindicalizados ou sindicalizados noutros sindicatos" que decidiram ir trabalhar, talvez devido "à pressão feita por utentes da Póvoa de Varzim".

As composições estão, assim a circular, entre a Póvoa de Varzim e a estação Fonte do Cuco, na freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos. A partir daqui, os passageiros são obrigados a usar outros meios de transporte.

"Metro sem serviço por motivo de greve. Estação encerrada. Sem serviço comercial" - é o aviso que corre nos ecrãs das estações da Metro do Porto. Em causa estão as reivindicações dos agentes de condução que reclamam a redução da carga laboral, alteração na categoria profissional e mais contratações.

A rede da Metro do Porto conta com seis linhas, servindo sete concelhos da Área Metropolitana do Porto. Cerca de nove mil pessoas podem ser transportadas por hora em cada linha.

NewsItem [
pubDate=2018-12-10 11:40:12.0
, url=https://www.publico.pt/2018/12/10/local/noticia/dia-greve-metro-circula-povoa-matosinhos-1854159
, host=www.publico.pt
, wordCount=362
, contentCount=1
, socialActionCount=11
, slug=2018_12_10_984175945_em-dia-de-greve-metro-circula-entre-a-povoa-e-matosinhos
, topics=[transportes]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]