exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 10 dez. 09:07

Cientistas vão testar transplante de pele de porco geneticamente modificado

Cientistas vão testar transplante de pele de porco geneticamente modificado

Os investigadores da XenoTherapeutics em Boston estão prontos para começar a testar o transplante de pele de porco geneticamente modificado para humanos vítimas de queimaduras graves.

A pele é o maior órgão humano e desempenha um papel vital em reter água, eletrólitos, nutrientes e na manutenção na temperatura, evitando que patogéneos maliciosos possam atingir os órgãos internos. Até aqui, pessoas vítimas de acidentes graves ou queimaduras têm de esperar por doadores de pele para poder receber enxertos, mas a XenoTherapeutics acredita que esses dias podem estar perto do fim. Os cientistas alteraram geneticamente alguns porcos de forma a serem capazes de retirar pele que possa ser aceite por humanos. A idea, segundo o QZ, é que estes enxertos possam ser usados pelo menos temporariamente até que um enxerto de pele humana esteja disponível, mais tarde. A manipulação genética é necessária para que a pele não produza um açúcar que a pele de porco geralmente produz, mas que a pele humana não prepara.

O próximo passo deste projeto vai incluir seis pacientes e destina-se a avaliar a segurança e a tolerência das vítimas de queimaduras grave. Depois de um mês, com resultados positivos, os investigadores vão ainda conduzir mais duas fases de testes, antes de considerarem estes enxertos como seguros para utilização clínica mais generalizada.

NewsItem [
pubDate=2018-12-10 10:07:18.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-12-10-Cientistas-vao-testar-transplante-de-pele-de-porco-geneticamente-modificado
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=188
, contentCount=1
, socialActionCount=8
, slug=2018_12_10_42221301_cientistas-vao-testar-transplante-de-pele-de-porco-geneticamente-modificado
, topics=[boston, tecnologia, xenotherapeutics, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]