desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 10 dez. 07:16

Sporting 4-1 Desp. Aves: Eficácia leonina 'encobriu' exibição cinzenta frente ao Desportivo das Aves

Sporting 4-1 Desp. Aves: Eficácia leonina 'encobriu' exibição cinzenta frente ao Desportivo das Aves

Equipa comandada por Marcel Keizer está insaciável e já conta com 17 golos nos últimos quatro jogos. ...

O Sporting derrotou o Desportivo das Aves por 4-1 num jogo em que a eficácia dos 'leões' acabou por disfarçar uma exibição menos conseguida da equipa liderada por Marcel Keizer. A equipa de José Mota começou por fazer 'estragos' por intermédio de Rodrigo Defendi, quando bateu Renan, aos 17 minutos, mas Bas Dost iniciou reviravolta, de grande penalidade, aos 40, e Nani a fazer o segundo dos 'leões' em cima do intervalo (45+1).

As exibições esclarecedoras dos 'leões' nos últimos jogos têm deixado Marcel Keizer com poucas dúvidas em relação ao onze inicial com o técnico holandês a lançar exatamente os mesmos jogadores que foram os principais responsáveis pelo triunfo (3-1) diante do Rio Ave, na última ronda do campeonato.

Já José Mota, e depois de ter visto a sua equipa sair derrotada perante o Nacional, por 3-2, fez quatro alterações. Vítor Costa, Rúben Oliveira, Vítor Gomes e Hamdou Elhouni começaram de início no Estádio José de Alvalade sendo que a ausência de Derley foi uma das principais novidades.

Em quatro jogos sob comando de Keizer -- dois na I Liga, um na Taça de Portugal e outro na Liga Europa -, os 'leões' marcaram por 17 vezes, mas consentiram sempre um golo, e ontem não foi exceção, naquele que foi o primeiro golo da história do Desportivo das Aves em Alvalade para o campeonato.

Ainda que o Aves não tivesse feito nada que justificasse a vantagem na partida, Rodrigo Defendi acabou por levar a melhor na marcação feita por Coates, após cruzamento de Rodrigo Soares, ao bater um livre descaído na esquerda para o cabeceamento eficaz do central brasileiro. Em 30 minutos, a equipa do Sporting não se conseguiu impor o seu jogo como desejava, mostrando-se  mesmo apática e lenta na construção dos processos ofensivos. Não havia ligação entre o meio-campo e o ataque, e um remate de Diaby à malha lateral foi o melhor que o Sporting conseguiu, antes de nova investida avense, desta vez travada por Renan no frente-a-frente com Amilton.

A anormalidade de passes falhados pelos anfitriões deixava sempre a equipa em apuros, frente a duas 'setas' como Amilton e Petrolina. No entanto, e já perto do intervalo, uma grande penalidade assinalada com recurso ao videoárbitro veio 'salvar' a exibição fraca do Sporting, até ao momento. Os protestos do banco técnico do Desportivo das Aves valeram a expulsão a José Mota, e foi já sem o técnico que Bas Dost converteu a grande penalidade que restabeleceu a igualdade. O Desportivo das Aves acusou bastante o golo sofrido e ainda a recuperar do 'abalo' permitiu ao Sporting aproveitar o momento com Nani a concretizar a reviravolta um minuto depois dos 45.

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro, como golo 'leonino'. Bas Dost bisou e somou o seu oitavo golo na I Liga, para ascender à liderança dos marcadores e deixar uma 'almofada' confortável para o resto da partida. Keizer ainda viu a sua equipa sofrer um duplo revês, devido à expulsão de Acuña e à lesão de Wendel, mas nada que viesse a comprometer os três pontos. O quarto golo do Sporting acabaria por chegar aos 59' minutos por intermédio de Diaby com nova assistência de Bruno Fernandes.

Até final, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem, ainda que o conjunto avense não tenha desistido de encurtar distâncias e de aproveitar a superioridade numérica, porém sem folgo para materializar as oportunidades de golo conseguidas. Na classificação do campeonato, o Sporting, com 28 pontos, continua apenas a dois do líder isolado FC Porto, e soma ainda mais um que Sporting de Braga e mais dois que o Benfica.

Figura do jogo: Bas Dost

O avançado holandês marcou dois golos frente ao Desportivo das Aves e já vai em oito golos no campeonato nacional apesar de ter sofrido uma lesão no arranque da competição. O goleador leonino mostrou 'frieza' e eficácia em dois momentos cruciais do jogo ao fazer o empate de grande penalidade e o 3-1 no arranque da segunda parte.

Momento do jogo: Golo de Nani aos 46' minutos

Depois de entrar a perder no jogo com o Desportivo das Aves, o Sporting conseguiu operar a reviravolta antes do intervalo com um grande golo de Nani. Depois de uma assistência de Bruno Fernandes, o extremo leonino colocou a bola em arco para o fundo das redes do Desportivo das Aves numa fase crucial do jogo. O adversário tinha apresentado mais futebol durante a primeira parte, mas o golo de Nani permitiu ao Sporting encarar o segundo tempo com outra confiança.

Caso do jogo: Marcação de grande penalidade a favor do Sporting e expulsão de José Mota aos 41' minutos Os melhores:

Bas Dost - O avançado holandês marcou mais dois golos com a camisola do Sporting e provou mais uma vez que é um dos melhores goleadores do campeonato nacional permitindo à equipa de Marcel Keizer uma eficácia determinante mesmo quando a exibição coletiva não foi a melhor.

Bruno Fernandes - Três assistências para golo num jogo que terminou 4-1 é mais do que uma exibição positiva para o médio leonino que cada vez mais é uma das principais figuras neste Sporting goleador.

O pior:

Exibição colectiva do Sporting na primeira parte - Depois de uma série de jogos a vencer e a convencer os adeptos, o Sporting não apresentou o mesmo nível exibicional frente ao Desportivo das Aves e na primeira parte podia ter ido para intervalo a perder por mais do que um golo. No entanto, a eficácia dos avançados do Sporting 'escondeu' essa falta de qualidade apresentada para mais uma goleada.

Reações:

Paulo Sousa: "Podíamos ter ido mais além se nos tivessem deixado"

O treinador adjunto de José Mota criticou a arbitragem de Vitor Ferreira no final do jogo em Alvalade.

Bas Dost: "O Desportivo das Aves parecia o Barcelona"

O avançado holandês do Sporting elogiou a primeira parte do Desportivo das Aves em Alvalade.

Defendi: "Faltou eficácia à nossa equipa"

O autor do único golo do Desportivo das Aves em Alvalade analisou a pesada derrota da sua equipa frente ao Sporting.

Marce Keizer: "O Desportivo das Aves jogou muito bem e dificultou-nos a vida"

O treinador do Sporting elogiou o adversário e assumiu que a sua equipa sentiu dificuldades na primeira parte.

NewsItem [
pubDate=2018-12-10 08:16:12.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sporting-4-1-desp-aves-eficacia-leonina-encobriu-exibicao-cinzenta-frente-ao-desportivo-das-aves
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=1024
, contentCount=1
, socialActionCount=3
, slug=2018_12_10_1709439573_sporting-4-1-desp-aves-eficacia-leonina-encobriu-exibicao-cinzenta-frente-ao-desportivo-das-aves
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]